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Pediatria

Código: MI508     Sigla: PED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 271 Mestrado Integrado em Medicina - 2007 5 - 8 86 216
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 8 86 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,61
Teorico-Prática: 0,61
Orientação Tutorial: 0,93
Seminário: 0,14
Estágio: 0,79
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 8 4,88
Manuel Jorge Fontoura Pinheiro Magalhães 0,69
Tiago Alexandre Henriques Coelho 0,69
Cintia Goncalves Castro Correia 0,69
Maria Inês Ferreira Águeda de Azevedo 0,69
Marta João Rodrigues da Silva 0,69
Luís de Almeida dos Santos 0,69
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias 0,69
Teorico-Prática Totais 16 9,76
Luís de Almeida dos Santos 1,39
Tiago Alexandre Henriques Coelho 1,39
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias 1,39
Cintia Goncalves Castro Correia 1,39
Marta João Rodrigues da Silva 1,39
Maria Inês Ferreira Águeda de Azevedo 1,39
Manuel Jorge Fontoura Pinheiro Magalhães 1,39
Orientação Tutorial Totais 32 29,76
José Carlos Neves Cunha Areias 0,57
Manuel Jorge Fontoura Pinheiro Magalhães 1,56
Antonio Jose Monica Silva Guerra 0,57
Cintia Goncalves Castro Correia 1,92
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias 0,36
Marta João Rodrigues da Silva 1,92
Tiago Alexandre Henriques Coelho 1,56
Maria Inês Ferreira Águeda de Azevedo 2,86
Luís de Almeida dos Santos 2,86
Alberto António Moreira Caldas Afonso 0,11
Seminário Totais 32 4,48
Maria Inês Ferreira Águeda de Azevedo 1,20
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias 1,20
Luís de Almeida dos Santos 1,20
Estágio Totais 32 25,28
Cintia Goncalves Castro Correia 2,00
Manuel Jorge Fontoura Pinheiro Magalhães 0,36
Luís de Almeida dos Santos 2,86
Maria Hercília Ferreira Guimarães Pereira Areias 0,36
Maria Inês Ferreira Águeda de Azevedo 2,86
Marta João Rodrigues da Silva 2,00
Tiago Alexandre Henriques Coelho 0,36

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No ensino-aprendizagem da Pediatria pretendemos que os estudantes adquiram os conhecimentos, as atitudes e as aptidões que lhes permitam a aprendizagem da prática clínica. Os objectivos pedagógicos integram 2 componentes.
1. Conhecimentos. Os estudantes devem obter informação sobre: Pediatria Comunitária, Saúde Infantil, especificidade da criança e o rastreio dos desvios da normalidade; alimentação e nutrição; crescimento e desenvolvimento da criança saudável, integrada no ambiente familiar e social; suporte básico de vida pediátrico e reconhecimento da criança gravemente doente; semiologia, estudo e terapêutica da patologias mais comuns nos diferentes grupos etários;
2. Atitudes. Os estudantes devem valorizar: a ética e a deontologia; a relação médico/criança/família; a personalidade e a individualidade do ser humano em crescimento; a colaboração multidisciplinar em Pediatria; a Pediatria Social; os cuidados primários em saúde infantil; a especificidade da Medicina Pediátrica (ser em crescimento e desenvolvimento); a prevenção da doença e da manutenção da saúde global da criança e do adolescente na família e na comunidade; a educação para a saúde.
Competências
Os alunos devem ser capazes de: i) comunicar com a criança, os pais e os familiares; ii) conhecer os principais problemas de saúde, nos diferentes grupos etários, em Portugal e em particular na zona Norte; iii) conhecer as medidas sociais preventivas das doenças da infância e aconselhar a família e a comunidade na prevenção e promoção da saúde; iv) avaliar o crescimento, desenvolvimento e estado nutricional da criança e cumprimento do calendário vacinal; v) valorizar o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil; colher a história clínica e realizar o exame físico nos diferentes grupos etários; vi) rastrear e interpretar malformações congénitas; vii) conhecer a etiologia, a fisiopatologia e a sintomatologia das patologias mais comuns, saber diagnosticá-las, tratá-las e estabelecer o prognóstico; viii) conhecer os cuidados do recém-nascido na sala de partos e no período neonatal; saber identificar e tratar as principais patologias do recém-nascido; ix) diagnosticar e orientar os problemas de patologia cirúrgica mais frequentes; x) prevenir, identificar e tratar as intoxicações e os acidentes mais frequentes; xi) identificar e orientar a criança maltratada; reconhecer a criança gravemente doente; prestar cuidados básicos de vida à criança; elaborar um relatório clínico.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final do ano letivo os alunos adquiram conhecimentos, atitudes e aptidões que lhes permitam a aprendizagem da prática clinica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento da ciências básicas.

Programa

São contemplados os seguintes temas: história clínica; exame físico; crescimento normal e patológico; desenvolvimento psicomotor (marcos de desenvolvimento, evolução normal e patológica do desenvolvimento, características dos diferentes períodos etários do recém-nascido ao adolescente), o recém-nascido normal, exame neurológico do recém-nascido; patologia mais frequente no recém-nascido (sépsis, reanimação, síndromas de dificuldade respiratória, icterícia, alterações metabólicas, asfixia, convulsões); alimentação na infância (necessidades nutricionais e programas alimentares) e avaliação e patologia nutricional; vacinas; semiologia dos diversos aparelhos e sistemas, patologia infantil e do adolescente mais frequente, nomeadamente diarreia aguda e crónica, desequilíbrio hidro-electrolítico, infecção respiratória, patologia respiratória crónica, infecção do tracto urinário, convulsões febris, patologia cirúrgica mais frequente, cardiopatias congénitas mais frequentes; prevenção de acidentes; criança maltratada; suporte básico de vida e reconhecimento da criança gravemente doente.

Bibliografia Obrigatória

João Videira Amaral; Tratado de Clínica Pediátrica
Lissauer Clayden G.; Illustraded Textbook of Paediatrics
M. Hutson, M. O' Brien; Clinical Paediatrics Surgery:Diagnosis and Management
Ralph D. Feigin, James Cherry ; Textbook of Pediatric Infectious Diseases
Myung K Park; Pediatric Cardiology for practitioners
Lynns Bickley; Guide to Physical Examination and History Taking
Sarah Long; Principles and Practice of Pediatric Infectious Disease

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da disciplina do 5º ano do Mestrado Integrado de Medicina da Faculdade de medicina da Universidade do Porto será ministrado num sistema de Unidade formativas, a saber: Cardiologia, Cirugia, Desenvolvimento, Endocrinologia,Ética, Gastroenterologia, Nefrologia, Neonatologia, Nutrição e Alimentação, Pediatria Geral, Pneumologia e Suporte Avançado de vida.
As Unidades formativas decorrerão durante as primeiras quatro semanas de cada bloco. A quinta semana será dedicada à apresentação de trabalhos de grupo (3 alunos cada) e discutido por um grupo de alunos.
Como metodologia no ensino-aprendizagem de Pediatria utilizamos aulas teóricas, teórico-práticas, seminários, discussão de casos clínicos e treino prático em contexto de consulta externa, internamento e urgência.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Prova oral 10,00
Teste 75,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação inclui os parâmetros que se enumeram de seguida
- Assiduidade – 1 valor.
- Avaliação prática – 2 valores. Preenchimento da folha das manobras clínicas que deverá estar totalmente assinada no final das quatro semana;Exame prático realizado pelo tutor – 1 valor;Discussão de uma história clínica com o tutor – 1 valor.
- Apresentação e discussão de um tema – 2 valores
Cada tema será preparado por 2 grupos de 3 ou 4 alunos: um grupo fará a apresentação e outro a discussão, sendo a distribuição decidida pelo docente. A apresentação será em powerpoint em inglês com duração máxima de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de discussão. 
-Teste teórico – 15 valores
O teste teórico será constituído por 40 perguntas de escolha múltipla. Uma vez que a avaliação da totalidade dos alunos só estará concluída no final do ano lectivo, cada turma saberá o número das respostas certas de cada aluno no final de cada rotação na Pediatria. A nota final do aluno entrará em linhas de conta com o grau de dificuldade de cada teste por um sistema de Equating em que a nota de cada teste será corrigida por um factor de conversão de forma a garantir a uniformidade das notas entre turmas. Um número igual ou superior a 19 perguntas certas, após o Equating, garante a passagem à disciplina.

 
A classificação final será o somatório das classificações parcelares.
Ficarão aprovados os alunos com a classificação minima de 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Mencionado na obtenção da frequência.

O exame de recurso constará de um teste de escolha múltipla cotado para 20 valores. Ficarão aprovados os alunos com a classificação minima de 9,5 valores.

Provas e trabalhos especiais

Discussão de temas clinicos centrado no doente

Trabalho de estágio/projeto

Elaboração de relatorios clinicos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Individualizada.

Melhoria de classificação

Exame teórico na época de recurso: teste de escolha múltipla cotado para 20 valores.

Nota: A melhoria de classificação será realizada na  época de recurso e implica a inscrição prévia na Divisão Académica da FMUP.

Observações

Bibliografia:
oJoão M Videira Amaral. Tratado de Clínica Pediatra. Lisboa 2008 (ISBN 978-989-20-1277-3)
oLissauer T, Clayden G. Illustrated textbook of Paediatrics. Mosby, Edinburgh, Third Edition, 2007
Livros de apoio
oJones’ Clinical Paediatric Surgery: Diagnosis and Management, 6th edition. M. Hutson, M. O’Brien, A. A. Woodward, and S. W. Beasley. 2008 Blackwell Publishing
oPediatric Cardiology for practitioners. Myung K. Park; Mosby 5th edition.
oRalph D. Feigin, James Cherry, Gail Demmler e Sheldon Kaplan. Feigin and Cherry's Textbook of Pediatric Infectious Diseases. Saunders, 6ª Ed , 2009
oLynn S. Bickley. Bates' Guide to Physical Examination and History Taking. Lippincott Williams and Wilkins; 10th ed, 2008
oSarah Long. Principles and Practice of Pediatric Infectious Disease. Saunders, 3ªEd 2009

Textos de apoio
ode Onis M, Garza C, Onyango AW, Martorell R. WHO Child Growth Standards. Ata Pædiatr 2006;95(Suppl 450).
oDenis Gill, Niall O´Brien. Paediatric clinical Examination Made Easy. 4 ed. Churchil-Livingstone, 2004
oGuerra A. As curvas de crescimento. In: Alimentação e nutrição nos primeiros anos de vida. António Guerra ed. Nestlé Nutrition Institute 2009;41-55.
oGuerra A. Nutricion Enteral. In: Tratado de Nutrición Pediátrica. Rafael Tojo Editor. Sorpama, S.A. Barcelona, 2001:995-1012.
oCurso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico. Manual. 3ª Ed. 2006
oEuropean Resuscitation Council. Guidelines for Resuscitation 2010
oCircular Normativa nº 08/DT de 21/12/2005. Programa Nacional de Vacinação 2006 - Orientações Técnicas nº 10
oCircular Normativa nº 22/DSCS/DPCD de 17/10/2008. Programa Nacional de Vacinação (PNV) Introdução da vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano
oOrientação nº 002/2010 de 22/09/2010 Vacinação contra a gripe com a vacina trivalente na época 2010/2011
oCircular Normativa Nº: 12/DSPCD de 09/06/2010. Vacinação, a nível hospitalar, contra infeções por Streptococcus pneumoniae de crianças/adolescentes de risco para doença invasiva pneumocócica (DIP)
oAcidentes em Idade Pediátrica: Programa Nacional de Prevenção de Acidentes 2009-2016, Direção Geral da Saúde
oLesões Associadas a Acidentes com Andarilhos - a memória dos pediatras. Elsa Rocha, Marisol Anselmo, João Paulo Pinho, Helena Menezes, Daniel Virella. Unidade de vigilância pediátrica - Sociedade Portuguesa de Pediatria.
oRecomendações da prevenção de acidentes em www.apsi.org.pt
owww.spp.pt
oUptodate. Larissa I Velez, J Greene Shepherd, Collin S Goto. Approach to the child with occult toxic exposure. www.uptodate.com
oProtocolos AEPED. Beatriz Azkunaga, Santiago Mintegi. Intoxicaciones. Medidas generales. www.aeped.es

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