Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » MI507
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Obstetrícia e Ginecologia

Código: MI507     Sigla: OG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fmup/conteudos_geral.conteudos_ver?pct_pag_id=1639&pct_parametros=p_ano_lectivo=2006/2007-y-p_cad_codigo=528-y-p_periodo=A
Unidade Responsável: Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 281 Mestrado Integrado em Medicina - 2007 5 - 8 86 216
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 8 86 216

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Habilitação do estudante com a teoria e a preparação prática mínima necessárias ao estágio clínico do 6º ano, à aprendizagem integrada contínua e ao interesse pela investigação.

Resultados de aprendizagem e competências

Aprendizagem e competência na elaboração de histórias clínicas, realização do exame físico em Ginecologia e Obstetrícia, planeamento familiar, assistência básica ao parto, rastreio diagnóstico e tratamento das principais patologias Ginecológicas e Obstétricas

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No domínio dos conhecimentos: Aprendizagem da teoria Ginecológica e Obstétrica. No domínio das aptidões: Desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem, de manuseamento do material de uso corrente em Ginecologia-Obstetrícia, de realização do exame ginecológico e obstétrico no manequim, de familiarização com exames complementares, tais como a ultrassonografia, histerosalpingografia, colposcopia, histeroscopia e a cardiotocografia e de colheita de histórias clínicas, desenvolvendo a capacidade de ouvir, perguntar e organizar a informação, designadamente no que respeita ao diagnóstico diferencial. No domínio das atitudes: Desenvolvimento de visão holística do paciente em ginecologia-obstetrícia, de respeito pela diversidade científica, técnica, e cultural e pela vida em todas as fases, pré e pós-natal; desenvolvimento de profissionalismo, de capacidade de integração em equipas de trabalho e de interesse pela formação continuada e investigação.

Bibliografia Obrigatória

Beckmann CRB, et al.; Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2013. (7th edition), Lippincott Williams & Wilkins , 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino-aprendizagem em regime de blocos. Nas primeiras 2 semanas, das 8:30 às 16:00 horas: sessões iconográficas e de ensino-aprendizagem com simuladores, com avaliação contínua (em sub-grupos). Na quarta e quinta semana: iniciação à clínica ginecológica e obstétrica em regime hospitalar, em grupos de 3 a 4 alunos, com avaliação contínua. Na quinta semana, avaliação teórica final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 20,00
Teste 60,00
Trabalho de campo 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação Contínua de Simulação: Preenchimento diário pelo docente de folha com manobras básicas com simuladores (1 valor).
Avaliação Contínua Clínica: Preenchimento diário pelo docente de folha com intervenções básicas nos diversos sectores hospitalares. Inclui a colheita de uma história clínica completa de Ginecologia e de Obstetrícia (1 valor).

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = Avaliação Contínua de Simulação (1 valor) + Avaliação Final de Simulação (2 valores) + Avaliação Iconográfica (1 valor) + Avaliação Diapositivo Temático (1 valor) + Avaliação Contínua Clínica (1 valor) + Passagem de Casos Clínicos (1+1=2 valores) + Avaliação Teórica Final: no fim da quinta semana, teste com 20 perguntas escolha múltipla/resposta única + 5 perguntas escolha múltipla/resposta múltipla e 4 perguntas de resposta rápida (10+2=12 valores).

Provas e trabalhos especiais

Cada componente de avaliação obedece a uma grelha específica disponível no Sigarra-FMUP.

Competência Deontológica: avaliação não quantitativa, diária, eliminatória (apto ou inapto).
Avaliação Contínua de Simulação: Preenchimento diário pelo docente de folha com manobras básicas com vídeos e simuladores (1 valor). Nota mínima: 0,5 valores.
Apresentação de diapositivo temático: no início da terceira semana, apresentação sumária de um diapositivo com um tema pré-definido (1 valor).
Avaliação Final de Simulação: no início da terceira semana, resolução de um caso simulado de Ginecologia e de Obstetrícia (2 valores).
Avaliação Iconográfica final: na terceira semana, resolução de um caso iconográfico (vídeo ou diapositivo) de Ginecologia ou de Obstetrícia (1 valor).
Avaliação Contínua Clínica: Preenchimento diário pelo docente de folha com intervenções básicas nos diversos sectores hospitalares. Inclui a colheita de uma história clínica completa de Ginecologia e de Obstetrícia (1 valor). Nota mínima: 0,5 valores.
Passagem de Casos Clínicos: na quarta e quinta semana, apresentação sumária de um caso clínico de Ginecologia e de Obstetrícia - “passagem de serviço” (2 valores).
Avaliação Teórica Final: no fim da quinta semana, teste com 25 perguntas de escolha múltipla e 4 perguntas de resposta rápida (10+2=12 valores).

Melhoria de classificação

Melhoria, separada ou conjunta, dos diversos módulos de avaliação, na época de recurso (Julho).

Observações

Bibliografia:
Obstetrics and Gynecology. Beckmann CRB, et al. (Eds). Lippincott Williams & Wilkins 2013. (7th edition). Custo aproximado 40 euros.
Outros Manuais
Curso de Obstetrícia. Mendes ML (Ed). Livraria Almedina. Coimbra 1993. Medicina Materno-Fetal. Graça LM (Ed). Lidel. Lisboa 2005. Manual de Ginecologia. Carlos Freire de Oliveira. Permanyer Portugal 2010.
Tratados
Williams Obstetrics Cunningham FG, e tal (Eds). Appleton & Lange. New York 2009. Berek & Novak's Gynecology Berek JS (Ed). Lippincott, Williams & Wilkins 2006.
Outra documentação
Normas da Direcção Geral de Saúde. Outros protocolos ou textos disponibilizados.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-26 às 06:33:10