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Anestesiologia

Código: MI505     Sigla: ANEST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Cirurgia e Fisiologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 278 Mestrado Integrado em Medicina - 2007 5 - 3,5 37 94,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 5 - 3,5 37 94,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Jose Pereira Alves Abelha Regente
Joana Irene de Barros Mourão Docente

Docência - Horas

Teórica: 0,25
Teorico-Prática: 0,25
Orientação Tutorial: 0,43
Seminário: 0,07
Estágio: 0,32
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 8 2,00
Fernando Jose Pereira Alves Abelha 1,00
Joana Irene de Barros Mourão 1,00
Teorico-Prática Totais 8 2,00
Fernando Jose Pereira Alves Abelha 1,00
Joana Irene de Barros Mourão 1,00
Orientação Tutorial Totais 8 3,44
Fernando Jose Pereira Alves Abelha 1,00
Joana Irene de Barros Mourão 1,78
Seminário Totais 8 0,56
Fernando Jose Pereira Alves Abelha 0,40
Joana Irene de Barros Mourão 0,16
Estágio Totais 8 2,56
Fernando Jose Pereira Alves Abelha 1,50
Joana Irene de Barros Mourão 1,06

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Integrar na formação geral dos futuros médicos, as noções de actuação em tempo real e de vigilância contínua das funções vitais; 2. Dar informação sobre o comportamento de qualquer médico face aos seus doentes na perspectiva da sujeição a uma anestesia; 3. Contribuir para o conhecimento e a aquisição dos desempenhos básicos capazes de salvar vidas, bem como do treino em suporte básico e avaliação do trauma; 4. Fomentar a capacidade de integração pluridisciplinar de conhecimentos e a de coligir informações sobre os doentes, particularmente em situações de não-colaboração, bem como a de usar a linguagem médica, 5. Dar a conhecer os âmbitos do exercício profissional da Anestesiologia (anestesia, medicina peri-anestésica, medicina dos cuidados intensivos, medicina de emergência, medicina da dor) como contributo para a escolha informada da sua carreira profissional de futuros médicos.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Medicina de emergência: Suporte básico de vida. Suporte avançado de vida. Avaliação e manuseamento do Trauma

2. Anestesia: Anestesia geral e regional; avaliação das funções vitais do doente inconsciente

3. Avaliação pré-anestésica, estratificação do risco; doenças e medicações associadas; abuso de drogas)

4. Medicina pós-anestésica: cuidados pós-anestésicos, incluindo a analgesia pós-operatória e a oxigenioterapia

5. Cuidados Intensivos Pós-operatórios; indicações e critérios de admissão e alta.

6. Analgesia do trabalho de parto (epidural)

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Medicina de emergência: Suporte básico de vida. Suporte avançado de vida. Trauma. 2. Anestesia geral e locorregional: objectivos e técnicas; vantagens e limitações; morbilidade e mortalidade; vigilância instrunebtal; 3. Medicina pré-anestésica; estratificação do risco; screening analítico pré-anestésico; doenças e medicações associadas; tabacoe e drogas. 4. Medicina pós-anestésica: recobro imediato, vigilância, diagnóstico e tratamento das complicações; outcome dos doentes cirúrgicos; 5. Medicina da dor: analgesia pós-operatória; analgesia de parto; dor crónica; 6. Vigilância e terapêutica intensiva do doente crítico, transporte e consumo de O2, ventilação controlada, alterações hemodinâmicas, falência orgânica.

Bibliografia Obrigatória

American College of Surgeons; Resuscitation Guidelines from the European Council of Resuscitation
John Butterworth, David C. Mackey, John Wasnick ; Morgan and Mikhail's Clinical Anesthesiology. ISBN: 0071627030
John Butterworth, David C. Mackey, John Wasnick; Morgan and Mikhail's Clinical Anesthesiology

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Prelecções introdutórias (Anestesia geral e locorregional; Suporte básico de vida; Avaliação pré-anestésica e do risco; Medicina pré-anestésica; Reconhecimento dos sinais clínicos de gravidade num doente crítico; Cuidados pós-anestésicos; Complicações; Dor pós-operatória; Analgesia de parto; Dor crónica – 16 horas; 2. Aula prática: Manobras de suporte básico de vida (com manequins) – 6 horas; 3. Aula prática: Entubação traqueal e outras manobras de suporte avançado (com manequins) – 6 horas; 4. Aula prática: Curso de Avaliação e Manuseamento do Trauma (TEAM) (**) – 6 horas; 5. Aula prática: Bloco operatório (inclui a vigilância das funções vitais do doente anestesiado) – 6 horas; 6. Aula prática: Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos (inclui abordagem de doentes críticos, índices de gravidade, monitorização e vigilância, ventilação mecânica, terapêutica intensiva) – 6 horas; 7. Aula prática: Cuidados pós-anestésicos imediatos – 5 horas; 8. Atendimento aos estudantes – 8 horas; 9. Teste de escolha múltipla – 1 hora.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12 valores + (Aula de suporte básico de vida + Curso de TEAM + aula de suporte avançado de vida) = 4 valores + apresentação e discussão de relatório curricular = 4 valores. Total = 20 valores
Requisitos mínimos para aprovação:mais de 50% no teste e aprovação no Suporte básico de vida + Curso de TEAM + aula de suporte avançado de vida
Avaliação em 2 momentos possíveis: no fim de cada bloco e na época de recurso (Julho) (de acordo com o Regulamento Pedagógico da Faculdade).

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste de escolha múltipla (40 questões) – 40 x 0,3 = 12 valores + (Aula de suporte básico de vida + Curso de TEAM + aula de suporte avançado de vida) = 4 valores + apresentação e discussão de relatório curricular = 4 valores. Total = 20 valores

Observações

Bibliografia:
São distribuídos, no início de cada bloco, textos de referência elaborados por elementos da equipa docente, acompanhados de artigos publicados em revistas de medicina ou especialidade, considerados interessantes para os objectivos propostos e o livro próprio do curso TEAM.
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