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Comunicação em Equipas de Saúde

Código: OPT06     Sigla: CES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2016/2017 - SP Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Saúde Pública e Forenses e Educação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 80 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 3 28 81
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Amélia Duarte Ferreira Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 0,57
Seminário: 0,07
Outras: 0,36
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 2 1,14
Maria Amélia Duarte Ferreira 1,14
Seminário Totais 2 0,14
Maria Amélia Duarte Ferreira 0,14
Outras Totais 2 0,72
Maria Amélia Duarte Ferreira 0,72

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a importância de uma comunicação clínica eficaz nas equipas de saúde, de forma a identificar e desenvolver competências pessoais que resultam em práticas colaborativas que potenciam a qualidade dos seviços prestados e asseguram a segurança dos doentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Os participantes serão capazes de:

(i) identificar e desenvolver competências pessoais que levam a tornar-se um membro mais eficaz dentro de uma equipa;

(ii) estabelecer processos de equipa mais eficazes,

(iii) melhorar as competências de comunicação em equipa

 (iv) otimizar competências de trabalho em equipa que permitam a implementação de mudanças efetivas no local de trabalho aumentando, numa perspetiva centrada no doente (patient-centered) e relação (relationship centered), a satisfação no trabalho, qualidade e eficácia dos cuidados de saúde.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Definição do conceito de equipas e equipas interdisciplinares



  2. Dificuldades nos trabalhos em equipa



  3. Vantagens do trabalho em equipa



  4. Práticas Colaborativas



4.1. Estádios de desenvolvimento das equipa
4.2. Competências nucleares para uma prática colaborativa



  1. Comunicação em equipas



5.1. Barreiras na comunicação em equipas

5.2. Vantagens na otimização do processo comunicacional nas equipas

5.3. Gestão de Conflitos

5.4. Gestão de Stress

5.5. Assertividade



  1. Modelo SBAR (situation, background, assessment, recomendation)

  2. Debriefing


8. Treino Experiencial da comunicação em equipa

Bibliografia Obrigatória

Leasure, E.; Jones, R. Meade, L.;Sanger, M.; Thomas, K.; Tilden, V.; Bowen, J. & Warm, E. ; There Is No “I” in Teamwork in the Patient-Centered Medical Home: Defining Teamwork Competencies for Academic Practice., Academic Medicine, 2013; 88(15):585-92, 2013
Olupeliyawa, A.; Balasooriya, C.; Hughes, C. & O’Sullivan, A. ; A. Educational impact of an assessment of medical students’ collaboration in health care teams. , Medical Education, 2014; 48:146-56, 2014
Olson, R. & Bialocerkowski, A. ; Interprofessional education in allied health: a systematic review. , Medical Education, 2014; 48: 236-46, 2014
Cowie, N.; Bowen, A.; Kuling, S.; Premkumar, K.; Burbridge, M. & Martel, J. ; Health Quality Improvement Using Instructional Communication and Teamwork Videos: An Outcome Study, Creative Education, 2014; 5(1):36-45, 2014
Leggat, S. ; Effective healthcare teams require effective team members: defining teamwork competencies., BMC Health Services Research 2007, 7:17, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Seminários - fundamentação teórica das equipas interdisciplinares. Definição, princípios gerais da prática colaborativa, apresentação do Modelo SBAR

Sessões em pequenos grupos – Dinâmicas de Grupo

Treino experiencial: Simulação e Role-Play com discussão e avaliação das competências de comunicação em equipa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho de campo 60,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

ASS(5%) + RC (20%)+ Sim (10%) + DB (40%) + PG(25%) = Nota Final
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