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Abordagens metodológicas em neurociências

Código: PDN13_7     Sigla: PDN13_7

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Neurociências

Ocorrência: 2015/2016 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia Experimental
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Neurociências

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDN 7 Programa Doutoral em Neurociências 2013 1 - 6 40 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fani Lourença Moreira Neto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,21
Práticas Laboratoriais: 1,21
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 6 1,26
Maria Dulce Cordeiro Madeira 0,04
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,09
Sara Marta Pereira dos Santos Cavaco 0,18
António Fernando Bastos Lima 0,06
Isabel Maria Amorim Pereira Ramos 0,13
António Martins da Silva 0,15
Boris Safronov 0,25
Susana Isabel Ferreira da Silva de Sá 0,06
António José de Bastos Leite 0,15
Maria Teresa Pardal Monteiro Coelho 0,06
Práticas Laboratoriais Totais 6 7,26
Maria de Fátima de Oliveira Ferreirinha 0,20
Pedro Alberto da Graça Pereira 0,11
Clara Maria Pires Costa Bastos Monteiro 0,09
Miguel Filipe Tavares da Luz Soares 0,70
Gisela Maria Henrique Maia 0,02
Hélder José Marques Pinheiro 0,17
Manuela Sofia Rodrigues Morato 0,17
Maria Augusta Vieira Coelho 0,17
Armando Cardoso 0,14
António Avelino Ferreira Saraiva Silva 0,46
Daniel Filipe de Lima Moura 0,36
Isaura Ferreira Tavares 0,20
Maria Isabel Torres Martins 0,47
Sofia Alexandra Duque Santos Fernandes 0,22
Paulo Jorge da Silva Correia de Sá 0,44
Carlos Manuel Gomes Reguenga 0,06
Ana Cristina Estrela de Oliveira Charrua Cordeiro 0,22
António Albino Coelho Marques Abrantes Teixeira 0,49
Vasco Miguel Clara Lopes Galhardo 0,34
Fani Lourença Moreira Neto 0,49
Célia da Conceição Duarte Cruz 0,14
Joana Maria de Pinho Ferreira Gomes 0,13
Daniel Humberto Pozza 0,23
Dora Raquel da Silva Pinho 0,17
Catarina Alexandra Soares Potes 0,06
Helder Rui Cardoso da Cruz 0,13
Filipe Almeida Monteiro 0,71
Teresa Maria de Jesus Teixeira de Sousa 0,17
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-07-27.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta UC destina-se a fornecer ao estudante conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes metodologias empregues em neurociências, que ele tem oportunidade de escolher de acordo com os seus interesses científicos e eventual projeto de tese.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante dispõe de um vasto leque de opções distribuídas por quinze componentes curriculares distintas (módulos), de que deve selecionar seis. Ao tomar conhecimento dos fundamentos e modo de utilização de várias técnicas, o estudante desenvolve a capacidade de planear corretamente a abordagem experimental de questões científicas diversas no domínio das neurociências. Estas competências ajudá-lo-ão no desenho de um projeto de investigação, tanto para doutoramento como após o doutoramento, e permitir-lhe-ão compreender e criticar os resultados de outros investigadores, aptidão fundamental para a construção sólida de um determinado corpo de conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1 -Abordagens Farmacológicas-António Albino Teixeira (coordenador)

Módulo 2 -Microdiálise in vivo–Mª Isabel Martins (coordenador)

Módulo 3 Análise Microscópica- António Avelino (coordenador)

Módulo 4 -Visualização de Células Vivas- Paulo Correia de Sá (coordenador)

Módulo 5 -Métodos Estereológicos- Dulce Madeira (coordenador)

Módulo 6 -Cultura de Neurónios- Filipe Monteiro (coordenador)

Módulo 7 -Produção e Validação de Modelos Animais -Fani Neto (coordenador)

Módulo 8- Genetically manipulated animal models Miguel Soares (coordenador)

Módulo 9- Cirurgia Estereotáxica e Microcirurgia- Fani
Neto (coordenador)

Módulo 10- Neurotraçadores- Isaura Tavares (coordenador)

Módulo 11 – Electrofisiologia Vasco Galhardo (coordenador)

Módulo 12-  Avaliação Comportamental -Nikolay
Lukoyanova (coordenador)

Módulo 13- Neurofisiologia Clínica- António
Martins da Silva (coordenador)

Módulo 14- Neuroimagem-Isabel Ramos (coordenador)

Módulo 15- Bioinformática essencial- Filipe Monteiro (coordinator)

Bibliografia Obrigatória

RD Goldman & DL Specto (eds) .; Live Cell Imaging: A Laboratory Manual, , New York, NY: Cold Spring Harbour Laboratory Press, 2005
R Ian Freshney; Culture of Animal Cells: A Manual of Basic Technique and Specialized Applications, 6th Edition, New Jersey, WileyBlackwell, 2010
L. W. Haynes (editor); Neuron in Tissue Culture, IBRO Handbook series: methods in Neuroscience volume 18, New Jersey, John Wiley & Sons. ISBN: 1999
G Paxinos & C Watson (eds); The rat brain in stereotaxic coordinates, 6th Edition, Sydney, Academic press, 2006
L.R. Squire et al., (eds); Fundamental Neuroscience, 3rd Edition, Canada, Academic press, 2008

Bibliografia Complementar

S Peterson; Drug microinjection in discrete brain regions.Tujunga, California, Kopf Carrier, 50 16., (www.kopfinstruments.com/Carrier/downloads/Carrier50.pdf, 1998
Schaefer PW et al.,; Diffusionweighted MR imaging of the brain. Radiology 217:33145, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O estudante conta com o acompanhamento do seu tutor para a escolha dos conteúdos que melhor se lhe
adaptam em termos de formação prévia e investigação a desenvolver no futuro. A unidade baseia-se em aprendizagem prática, hands on, em ambiente de laboratório e com acesso a todos os equipamentos. O tamanho pequeno dos grupos é garantido, sempre que necessário, pela multiplicação das sessões. A unidade conta ainda com um pequeno número de sessões teóricopráticas
para aprendizagem dos fundamentos das
metodologias em estudo. Os estudantes têm acesso prévio a bibliografia específica e são aconselhados a
procurarem o seu tutor e os professores sempre que necessário.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 20,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O estudante tem de ter frequência individual  a cada um dos 6 módulos que escolher frequentar com aproveitamento mínimo em cada um. A avaliação em cada módulo tem em conta a capacidade crítica do estudante e a sua preparação prévia, bem como a sua prestação nas sessões práticas. Dependendo de cada módulo poderá consistir na realização de teste escrito, trabalho escrito, apresentação oral de artigos científicos, apresentação e discussão de trabalho realizado nas aulas, elaboração escrita de pequenos projetos exploratórios e/ou prestação do aluno nas aulas presenciais.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da média aritmética das classificações obtidas em cada um dos seis módulos selecionados pelo estudante.

(M1+M2+M3+M4+M5+M6)/6

Melhoria de classificação

Existe a possibilidade de melhorar a classificação durante a época de recurso, através da repetição da prova de avaliação nos módulos em que a avaliação possua teste escrito final realizado simultaneamente por todos os alunos. Nos restantes módulos em que não exista teste final a melhoria da classificação é feita por nova frequência.
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