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Humanidades em Medicina

Código: MI113     Sigla: HUMED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=539
Unidade Responsável: Departamento de Educação e Simulação Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 290 Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 1 - 3 28 81

Módulos

Código Nome
MI113_A Humanidades em Medicina_A
MI113_B Humanidades em Medicina_B

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver o papel instrumental das humanidades como recurso na educação profissional. Aquisição de competências (1) transversais/“transferíveis”; (2) humanísticas; (3) auto-conhecimento; (4) reflexão crítica e profissional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes devem ser capazes de:
- Promover a integração na formação médica de outras áreas de conhecimento;
- Valorizar a História da Medicina no desenvolvimento do conhecimento médico;
- Integrar a História da Medicina com atitudes sociais e de poder dominante na sociedade/época;
- Identificar a mudança e a continuidade dos processos da evolução da medicina;
- Referenciar os padrões da História da Medicina portuguesa e internacional;
- Reconhecer a representação social/cultural da saúde na perspetiva multidimensional e ecológica
- Compreender o ciclo de vida e condicionantes sócio-culturais;
- Desenvolver a capacidade reflexiva sobre a condição humana;
- Promover a capacidade de comunicação;
- Desenvolver a prática reflexiva e profissionalismo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

História da Medicina
Medicina, fonte inesgotável de património
História da Medicina Internacional
História da Medicina Nacional
História dos Instrumentos cirúrgicos
Antropologia médica na formação integral em medicina
A dádiva do corpo humano – centralidade dos cadáveres nas competências de comunicação médico-doente
Ciclo de vida e condicionantes sócio-culturais deste ciclo.
Desenvolvimento interpessoal
Prática reflexiva – “On becoming a doctor”
Arte em Medicina – a arte da observação
Profissionalismo
 
Visitas Guiadas ao Museu da História da Medicina
Prática reflexiva – “On becoming a doctor”
Arte em Medicina – a arte da observação
Profissionalismo
 
Visitas Guiadas ao Museu da História da Medicina

Bibliografia Obrigatória

Griner; The Power of Patients Stories. Learning Moments in Medicine, P.F. (ed.), 2012
José Nuno Silva; A morte e o morrer. Entre o deslugar e o lugar, Edições Afrontamento, 2012
Whitmore, J; Coaching for Performance (People Skills for Professionals), , Nicholas Brealey Publish, London, 2002
Branch, W. ; The road to professionalism: reflective practice and reflective learning, Patient Educ Couns 80 (2010) 327-332
Driessen, E., Tartwijk, J., Dornan, T; The self critical doctor: helping students become more reflective, BMJ 2008; 336:827-30.
Klugman, C., Peel, J. Art rounds; teaching interprofessional students visual thinking strategies at one school, Acad Med, 2011, 86(10).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Total de horas de contacto: 28 horas

Teóricas: 9 horas


Seminários: 18 horas


Avaliação: 1 hora


Total de horas de trabalho: 81 horas


A apresentação teórica de temas é predominantemente focalizado na área da história da Medicina e de alguns outros temas selecionados de entre o conteúdo programático com o objetivo de estimular a perceção de novas perspetivas na formação integral dos estudantes. Os seminários permitem o desenvolvimento de tempos de discussão de ideias e de tópicos, de modo a promover a reflexão crítica acerca de ideias, casos, situações.


A avaliação adotada é a modalidade de avaliação distribuída sem exame final.


A classificação final terá os seguintes componentes:


- 35% História da Medicina (HM) -  avaliação intercalar atraves prova escrita


- 60% Projeto de Humanidades (PH) -  trabalho escrito 50% e apresentação oral e argumentação 50%


- 5% assiduidade(A)


Formula de Classificação final:

CF=35%*HM+60%*PH+5%*A


Formula de Classificação final para os trabalhadores estudantes: CF=35%*HM+65%*PH


Software

Turnitin

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação médica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia humana
Humanidades > História > História da ciência
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia médica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 35,00
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação final terá os seguintes componentes:


- 35% História da Medicina (HM) -  avaliação intercalar atraves prova escrita


- 60% Projeto de Humanidades (PH) -  trabalho escrito 50% e apresentação oral e argumentação 50%


- 5% assiduidade(A)


Formula de Classificação final:

CF=35%*HM+60%*PH+5%*A


 


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Formula de Classificação final para os trabalhadores estudantes: CF=35%*HM+65%*PH
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