Administração Hospitalar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2015/2016 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Orientação Tutorial |
Totais |
1 |
0,10 |
Rui Manuel Lopes Nunes |
|
0,10 |
Seminário |
Totais |
1 |
0,10 |
Guilhermina Maria da Silva Rêgo |
|
0,10 |
Estágio |
Totais |
1 |
0,92 |
Rui Manuel Lopes Nunes |
|
0,31 |
José Alberto da Silva Freitas |
|
0,10 |
Alberto Augusto Oliveira Pinto Hespanhol |
|
0,10 |
Guilhermina Maria da Silva Rêgo |
|
0,31 |
José Pedro Lopes Nunes |
|
0,10 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao longo das últimas décadas a crise do Estado-Social em todo o espaço Europeu levou a repensar o papel do Estado na protecção de bens sociais nomadamente face à insustentabilidade das finanças públicas. Neste contexto, o exercício tradicional da Medicina deve hoje ser re-equacionado não apenas à luz de critérios de beneficência e de qualidade assistencial mas também de acordo com as restrições económicas do sistema de saúde que colocam problemas de equidade no acesso e de universalidade na cobertura.
Sobretudo, porque a escassez de recursos na sociedade origina que as decisões médicas sejam também pautadas por critérios de custo de oportunidade ou seja pela ponderação dos sacrifícios que serão impostos a outros doentes e à sociedade em geral pelas decisões quotidianas de médicos e outros profissionais de saúde. Assim, o ensino e a aprendizagem de princípios gerais de administração hospitalar são hoje fundamentais para que a decisão médica tenha em consideração os custos com a prestação de cuidados de saúde. Trata-se de um imperativo ético que os médicos, e as Faculdades de Medicina, devem claramente assumir.
Resultados de aprendizagem e competências
As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de gestão e economia da saúde. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O Sector da Saúde: A Escassez de Recursos; A Estrutura do Sector; Os Dilemas do Sector; A Importância do Planeamento Estratégico; O Estabelecimento de Prioridades na Saúde e as Teorias da Justiça Distributiva.
O Financiamento da Saúde: Os Diferentes Sistemas de Financiamento: Sistemas Baseados em Impostos, em Seguros e os Co-pagamentos em Saúde; O Pagamento aos Prestadores; Experiências Internacionais.
A Aplicação do Sistema de Mercado ao Sector da Saúde: O Modelo de Mercado; As Estruturas de Mercado; O Papel do Mercado na Produção e Distribuição de Bens e Serviços; O Mercado dos Cuidados de Saúde.
A Procura de Cuidados de Saúde: Introdução; Os “Modelos de Investimento” da Procura de Saúde e de Cuidados de Saúde; Os “Modelos de Informação Imperfeita e Incerteza” da Procura de Cuidados de Saúde; Assimetria de Informação; Teorias de Comportamento Organizacional: A Teoria da Agência; A Informação do Consumidor, os Preços e a Qualidade; A Agência Imperfeita e a Indução da Procura; A Incerteza e a Variação da Prática Clínica.
A Oferta de Cuidados de Saúde: A Produção e os Custos dos Cuidados de Saúde; Estudos Empíricos com Funções Custo; Eficiência Técnica e Eficiência Económica; O Papel da Tecnologia na Oferta de Cuidados de Saúde; O Papel das Organizações Não Lucrativas na Oferta de Cuidados de Saúde. Geografia da Saúde.
Gestão Empresarial no Sector Hospitalar: Teorias e Modelos de Gestão Empresarial; Gestão e Controlo de Custos; Sistemas de Auditoria e Controlo de Gestão; A Empresarialização em Portugal.
A Regulação da Saúde e A Nova Administração Hospitalar: Teorias, Modelos e Estratégias de Regulação. O Sistema Regulador da Saúde em Portugal.
Bibliografia Obrigatória
Rui Nunes, Guilhermina Rego; Prioridades na Saúde , McGraw-Hill, 2002
Guilhermina Rego; Gestão Empresarial dos Serviços Públicos, Uma Aplicação ao Setor da Saúde , Vida Económica, 2008
Rui Nunes; Regulação da Saúde , Vida Económica, 2009
Guilhermina Rego, Rui Nunes; Gestão da Saúde , Bisturi Edições Técnicas, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
15 horas de contacto; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do ano. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre.
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento.
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do ano. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre.
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento.
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.
Observações
BIBLIOGRAFIA
Prioridades na Saúde: Rui Nunes, Guilhermina Rego, McGraw-Hill, Lisboa, 2002. Afectação de Recursos para a Saúde: (Rui Nunes, Guilhermina Rego, Cristina Brandão), Gráfica de Coimbra, Coimbra, 2003. Regulação da Saúde: Rui Nunes, Vida Económica, Porto, 2005. Economia da Saúde: Pedro Pita Barros, Almedina, Coimbra, 2005.