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Administração Hospitalar

Código: MI001     Sigla: MI001

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências Sociais e Saúde
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 0 Mestrado Integrado em Medicina 2007 6 - 1,5 32 40,5
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 6 - 1,5 32 40,5

Docência - Horas

Teórica: 0,17
Teorico-Prática: 0,17
Orientação Tutorial: 0,10
Seminário: 0,10
Estágio: 0,92
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 0,10
Rui Manuel Lopes Nunes 0,10
Seminário Totais 1 0,10
Guilhermina Maria da Silva Rêgo 0,10
Estágio Totais 1 0,92
Rui Manuel Lopes Nunes 0,31
José Alberto da Silva Freitas 0,10
Alberto Augusto Oliveira Pinto Hespanhol 0,10
Guilhermina Maria da Silva Rêgo 0,31
José Pedro Lopes Nunes 0,10

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao longo das últimas décadas a crise do Estado-Social em todo o espaço Europeu levou a repensar o papel do Estado na protecção de bens sociais nomadamente face à insustentabilidade das finanças públicas. Neste contexto, o exercício tradicional da Medicina deve hoje ser re-equacionado não apenas à luz de critérios de beneficência e de qualidade assistencial mas também de acordo com as restrições económicas do sistema de saúde que colocam problemas de equidade no acesso e de universalidade na cobertura.
Sobretudo, porque a escassez de recursos na sociedade origina que as decisões médicas sejam também pautadas por critérios de custo de oportunidade ou seja pela ponderação dos sacrifícios que serão impostos a outros doentes e à sociedade em geral pelas decisões quotidianas de médicos e outros profissionais de saúde. Assim, o ensino e a aprendizagem de princípios gerais de administração hospitalar são hoje fundamentais para que a decisão médica tenha em consideração os custos com a prestação de cuidados de saúde. Trata-se de um imperativo ético que os médicos, e as Faculdades de Medicina, devem claramente assumir.

Resultados de aprendizagem e competências

As metodologias de ensino adotadas cumprem com o estipulado pelas guidelines internacionais em matéria de gestão e economia da saúde. Deste modo demonstra-se a coerência com os objetivos de aprendizagem dado que estas metodologias revelaram-se essenciais para que o estudante adquira as competências e as capacidades necessárias e suficientes para uma adequada capacitação nesta área.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O Sector da Saúde: A Escassez de Recursos; A Estrutura do Sector; Os Dilemas do Sector; A Importância do Planeamento Estratégico; O Estabelecimento de Prioridades na Saúde e as Teorias da Justiça Distributiva.
O Financiamento da Saúde: Os Diferentes Sistemas de Financiamento: Sistemas Baseados em Impostos, em Seguros e os Co-pagamentos em Saúde; O Pagamento aos Prestadores; Experiências Internacionais.
A Aplicação do Sistema de Mercado ao Sector da Saúde: O Modelo de Mercado; As Estruturas de Mercado; O Papel do Mercado na Produção e Distribuição de Bens e Serviços; O Mercado dos Cuidados de Saúde.
A Procura de Cuidados de Saúde: Introdução; Os “Modelos de Investimento” da Procura de Saúde e de Cuidados de Saúde; Os “Modelos de Informação Imperfeita e Incerteza” da Procura de Cuidados de Saúde; Assimetria de Informação; Teorias de Comportamento Organizacional: A Teoria da Agência; A Informação do Consumidor, os Preços e a Qualidade; A Agência Imperfeita e a Indução da Procura; A Incerteza e a Variação da Prática Clínica.
A Oferta de Cuidados de Saúde: A Produção e os Custos dos Cuidados de Saúde; Estudos Empíricos com Funções Custo; Eficiência Técnica e Eficiência Económica; O Papel da Tecnologia na Oferta de Cuidados de Saúde; O Papel das Organizações Não Lucrativas na Oferta de Cuidados de Saúde. Geografia da Saúde.
Gestão Empresarial no Sector Hospitalar: Teorias e Modelos de Gestão Empresarial; Gestão e Controlo de Custos; Sistemas de Auditoria e Controlo de Gestão; A Empresarialização em Portugal.
A Regulação da Saúde e A Nova Administração Hospitalar: Teorias, Modelos e Estratégias de Regulação. O Sistema Regulador da Saúde em Portugal.

Bibliografia Obrigatória

Rui Nunes, Guilhermina Rego; Prioridades na Saúde , McGraw-Hill, 2002
Guilhermina Rego; Gestão Empresarial dos Serviços Públicos, Uma Aplicação ao Setor da Saúde , Vida Económica, 2008
Rui Nunes; Regulação da Saúde , Vida Económica, 2009
Guilhermina Rego, Rui Nunes; Gestão da Saúde , Bisturi Edições Técnicas, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

15 horas de contacto; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do ano. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre.
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento.
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (6 valores): Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do ano. Esta avaliação será baseada nos resultados de mini-testes, respondidos individualmente durante as aulas teórico-práticas, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores. 
Trabalhos de grupo (6 valores): Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre. 
Exame (8 valores): Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua. O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve e (c) questões de desenvolvimento. 
Classificação final: Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame.

Observações

BIBLIOGRAFIA
Prioridades na Saúde: Rui Nunes, Guilhermina Rego, McGraw-Hill, Lisboa, 2002. Afectação de Recursos para a Saúde: (Rui Nunes, Guilhermina Rego, Cristina Brandão), Gráfica de Coimbra, Coimbra, 2003. Regulação da Saúde: Rui Nunes, Vida Económica, Porto, 2005. Economia da Saúde: Pedro Pita Barros, Almedina, Coimbra, 2005.

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