Medicina
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2015/2016 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
8 |
10,00 |
Luís Filipe Vilela Pereira de Macedo |
|
0,10 |
João Pedro Pinto de Almeida Freitas |
|
0,10 |
Maria Júlia Pires Maciel Barbosa |
|
0,10 |
Davide Maurício Costa Carvalho |
|
2,00 |
Venceslau José Coelho Pinto Espanhol |
|
0,10 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
0,10 |
José Agostinho Marques Lopes |
|
2,00 |
Manuel Celestino da Silva Neves |
|
0,10 |
Marta Susana Monteiro Drumond Freitas |
|
0,10 |
Manuel Areias Sobrinho Simões |
|
0,10 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
2,00 |
Fernando Manuel Ferreira Araújo |
|
1,00 |
José Eduardo Torres Eckenroth Guimarães |
|
2,00 |
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues |
|
0,10 |
Teorico-Prática |
Totais |
8 |
10,00 |
Luís Filipe Vilela Pereira de Macedo |
|
0,32 |
João Pedro Pinto de Almeida Freitas |
|
0,64 |
Paula Isabel Marques Simões de Freitas |
|
0,32 |
Venceslau José Coelho Pinto Espanhol |
|
0,64 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
0,64 |
Henrique José Correia Queiroga |
|
1,50 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
1,00 |
Davide Maurício Costa Carvalho |
|
1,29 |
Manuel Celestino da Silva Neves |
|
0,32 |
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues |
|
0,64 |
Marta Susana Monteiro Drumond Freitas |
|
0,64 |
Maria Júlia Pires Maciel Barbosa |
|
0,64 |
Manuel Areias Sobrinho Simões |
|
1,00 |
Orientação Tutorial |
Totais |
64 |
119,04 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
10,81 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
10,81 |
Maria Júlia Pires Maciel Barbosa |
|
10,81 |
João Pedro Pinto de Almeida Freitas |
|
6,81 |
José Agostinho Marques Lopes |
|
10,00 |
José Eduardo Torres Eckenroth Guimarães |
|
10,00 |
Manuel Areias Sobrinho Simões |
|
5,00 |
Manuel Celestino da Silva Neves |
|
10,00 |
Venceslau José Coelho Pinto Espanhol |
|
5,00 |
Henrique José Correia Queiroga |
|
10,00 |
Fernando Manuel Ferreira Araújo |
|
5,00 |
Luís Filipe Vilela Pereira de Macedo |
|
6,81 |
Paula Isabel Marques Simões de Freitas |
|
5,00 |
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues |
|
10,00 |
Seminário |
Totais |
8 |
2,32 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
0,50 |
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues |
|
0,50 |
Henrique José Correia Queiroga |
|
0,30 |
Marta Susana Monteiro Drumond Freitas |
|
0,50 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
0,50 |
Estágio |
Totais |
64 |
98,56 |
José Carlos de Magalhães Silva Cardoso |
|
10,81 |
Venceslau José Coelho Pinto Espanhol |
|
6,81 |
Luís Filipe Vilela Pereira de Macedo |
|
3,30 |
Henrique José Correia Queiroga |
|
6,81 |
Marta Susana Monteiro Drumond Freitas |
|
6,81 |
Manuel Joaquim Lopes Vaz da Silva |
|
3,30 |
José Eduardo Torres Eckenroth Guimarães |
|
10,81 |
João Pedro Pinto de Almeida Freitas |
|
3,30 |
Manuel Celestino da Silva Neves |
|
10,81 |
Davide Maurício Costa Carvalho |
|
10,81 |
Maria Elisabete Gonçalves Rodrigues |
|
10,81 |
Maria Júlia Pires Maciel Barbosa |
|
3,30 |
José Agostinho Marques Lopes |
|
10,81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
ORGANIZAÇÃO GERAL
A Unidade curricular de Medicina do 4º ano é constituída por 4 parcelas correspondentes aos 4 módulos: Cardiologia, Endocrinologia, Hematologia e Pneumologia. Para cada módulo há um programa detalhado abaixo.
A organização geral do trabalho consta de uma aula teórica às 8.30 horas onde se abordam os grandes temas da Medicina, uma frequência prática obrigatória nos serviços clínicos do Hospital Nuclear e sessões teórico-práticas e seminários durante o começo da tarde. A permanênncia nos serviços é de 2 semanas em cada um dos serviços homólogos do hospital de apoio.
Na 9ª semana de cada bloco o ensino é organizado em seminários multidisciplinares pelo conjunto das 4 equipas docentes com o objetivo de integrar a informação e práticas aprendidas pelos estudantes.
Cardiologia
No final do ano o estudante será capaz de:
Elaborar estruturadamente a história clínica do doente
Reconhecer os aspetos centrais da patologia cardiológica mais frequente, designadamente das situações que exigem atitudes urgentes, e decidir sobre as terapêuticas mais adequadas.
Endocrinologia
Adquirir os conhecimentos teóricos e da clínica das doenças endócrinas, metabólicas e nutricionais.
Hematologia
Obter a história clínica e fazer o exame físico, com incidência especial na patologia hematológica (ensino teórico e prático de clínica e semiótica laboratorial do sistema hematológico).
Reconhecer as doenças hematológicas mais comuns.
Orientação diagnóstica nas patologias hematológicas mais comuns.
Aprender a interpretar a contagem de sangue periférico e outros testes de rotina hamatológica.
Adquirir experiência com patologia hemato-oncológica e os princípios fundamentais da quimioterapia citotóxica e o suporte médico e psicológico do doente oncológico.
Reconhecer e investigar manifestações hematológicas de doenças sistémicas.
Conhecer as bases da transfusão, sua indicação e problemas potenciais.
Pneumologia
Adquirir competência em patologia respiratória, nomeadamente conhecimentos teóricos, experiência de exame clínico e conhecimento das metodologias de diagnóstico e tratamento de doentes respiratórios.
Resultados de aprendizagem e competências
Endocrinologia
Depois da aprovação na disciplina, o estudante deve ser capaz de diagnosticar, tratar e definir o prognóstico das doenças endócrinas mais comuns na prática clínica geral. O estudante deve ter também competência no aconselhamento nutricional.
Pneumologia
Pretende-se que o estudante fique familiarizado com as especificidades dos doentes respiratórios através do acompanhamento com o monitor durante a própria atividade deste. Na sua companhia, aprenderá a recolher histórias clínicas e fazer exames físicos e a analisar e integrar os exames complementares disponíveis.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
PROGRAMA GERAL
Avaliação clínica do doente
Treino de exame físico
Síntese da informação clínica recolhida
Capacidadee de formular hipótese de diagnóstico
Treino no pedido de exames complementares de diagnóstico adequados à situação de cada doente
Discussão e decisão terapêutica
Aprendizagem da atitude de compaixão
Aprendizagem dos valores éticos no contacto com pessoas doentes
Respeito pelos restantes profissionais de saúde
Cardiologia
História clínica: Aperfeiçoamento dos 4 componentes essenciais: 1 Anamnese; 2. Exame físico; 3. Identificação de problemas e 4: Plano de ação.
Sintomas cardiovasculares: Semiologia de 1. Dor torácica, 2.Sintomas associados à insuficiência cardíaca, 3. Síncope
Exame físico: Dadosa com relevânciia cardiovascular: 1. TA e FC, 2.Peso, 3. Cianose, cárie, hidratação das mucosas e coloração das conjuntivas, fundo ocular, 4. pulsos carotídeos e tiroide. 5. Palpação do tórax e auscultação cardíaca, 6. Sinais de congestão pulmonar, de congestão sistémica e de baixo débito, 7. Pulsos periféricos e varizes.
Exames complementares: 1. Padrões básicos de ECG e do Rx de tórax, 2. Relevância, limitações e indicações principais dos exames cardiovasculares mais comuns.
Principais entidades clínicas a abordar: 1. HTA e fatores de risco, 2. Doença das coronárias, 3. Insuficiência cardíaca, 4.Fibrilação auricular, 5. disritmias e síncope, 6. Valvulopatias adquiridas, 7 Cardiologia de urgência.
Endocrinologia
Endocrinologia
Temas introdutórios: Obesidade, Diabetes tipo 1 e 2;, Complicações da diabetes a longo prazo, (neuropatia, nefropatia, retinopatia e complicações cardiovasculares), hipertensão endócrina, hipogonadismo feminino e masculino e disfunção erétil, doenças da hipófise (acromegalia, síndrome de Cushing, prolactinoma, adenomas pitiutários não funcionantes, diabetes insípida), perturbações do cálcio(hipocalcemia, hipercalcemia, doenças metabólicas dos ossos, osteoporose), nódulos da tiroide e cancro da tiroide.
Hematologia
Revisão das noções básicas do sistema hematopoiético; Semiótica da anemia e hemólise; Anemias hipor-egenerativas e pancitopenia; Anemias hemolíticas; Semiótica laboratorial (alterações na contagem de sangue e outros testes para doenças hematológicas); Semiótica das adenomegalias e da esplenomegalia; Leucemogénese e leucemias agudas; Outros cancros hematológicos (síndromes mieloproliferativos e mielodisplásicos, síndromes linfoproliferativos e discrasias plasmocelulares); O doente oncológico; Fase terminal da doença (cuidados paliativos); Semiótica da hemostase; Trombocitopenias e trombocitopatias; Trombofilia; Transfusão sanguínea.
Pneumologia
Grandes quadros respiratórios: Cancro do pulmão, Patologia intersticial, Pneumonias, Asma, DPOC, Apneia do sono, Gripe, Tuberculose, Doenças neuromusculares terminais, Áreas de intervenção, Cessação tabágica, Programa de vacinação. O doente terminal
Contacto com as áreas técnicas: Exploração funcional respiratória, reabilitação respiratória, técnicas de oxigenioterapia e ventilação, broncoscopia flexível e rígida, diagnóstica e terapêutica, técnicas de exploração pleural.
Bibliografia Obrigatória
Dan L.; Harrison's Principles of Internal Medicina, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Haverá aulas teóricas diárias das 8.30 horas as 9. 30 horas.Das 10 horas as 13 horas haverá permanência obrigatória nas enfermarias, consultas ou laboratórios a acompanhar o monitor.Durante a tarde haverá aulas teórico-práticas e seminários e outras atividades de iniciativa dos grupos docentes de cada especialidade. Todas estas atividades são de frequência obrigatória.
Haverá aulas teóricas diárias das 8.30 horas as 9. 30 horas.
Das 10 horas as 13 horas haverá permanência obrigatória nas enfermarias, consultas ou laboratórios a acompanhar o monitor.
Durante a tarde haverá aulas teórico-práticas e seminários e outras atividades de iniciativa dos grupos docentes de cada especialidade. Todas estas atividades são de frequência obrigatória.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
85,00 |
Prova oral |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
2,00 |
Trabalho de campo |
4,00 |
Total: |
6,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: A frequência das sessões práticas e teórico-práticas é obrigatória, assim como a parcela da avaliação contínua para poder apresentar-se no exame final.A frequência será atestada por declaração do monitor e pelas folhas de presença das aulas teórico-práticas.A frequência das sessões práticas e teórico-práticas é obrigatória, assim como a parcela da avaliação contínua para poder apresentar-se no exame final.
A frequência será atestada por declaração do monitor e pelas folhas de presença das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: 0,7(2C + 2E + 2H + 2P)/8 + Ppx0,3C - CardiologiaE - EndocrinologiaH - HematologiaP - PneumologiaPp - Prova práticaAs classificações parcelares, C, E, H e P são fornecidas ao Regente pelos Co-regentes respetivos. Cada uma destas classificações resulta das regras internas dos módulos, incluindo já apreciação teórica, prática e de avaliação continua, conforme os casos.80,7(2C + 2E + 2H + 2P)/8 + Ppx0,3
C - Cardiologia
E - Endocrinologia
H - Hematologia
P - Pneumologia
Pp - Prova prática
As classificações parcelares, C, E, H e P são fornecidas ao Regente pelos Co-regentes respetivos. Cada uma destas classificações resulta das regras internas dos módulos, incluindo já apreciação teórica, prática e de avaliação continua, conforme os casos.8
Melhoria de classificação
No exame de cada bloco o estudante pode repetir apenas uma parcela equivalente ao módulo a que não obteve aproveitamento ou para subir a classificação.
No final do ano letivo o estudante pode sempre apresentar-se ao exame final da Unidade Curricular, tendo de fazer todas aparcelas, com exceção do exame prático.
Os estudantes com aproveitamento podem repetir o exame teórico de um dos módulos com os estudantes do módulo imediato. É adotada a classificação mais elevada.
Observações
O júri do exame prático será constituído por dois docentes de especialidade médica diferentes. A classificação atribuída não e passível de recurso e mantém a validade até a conclusão do exame com aproveitamento.