Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI203

Histologia Básica e Embriologia

Código: MI203     Sigla: HBE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle1314.med.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Biologia Experimental
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 302 Mestrado Integrado em Medicina 2007 2 - 6 64 162
Mestrado Integrado em Medicina- Plano oficial 2013 (Reforma Curricular) 2 - 6 64 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo da Histologia Básica e Embriologia consiste no conhecimento da estrutura normal, microscópica e submicroscópica, dos principais tecidos que constituem os organismos biológicos, bem como o desenvolvimento embrionário e pós-natal dos principais órgãos e sistemas.
A morfologia deverá ser entendida como a base estrutural da fisiologia, não só para aumentar a motivação para o estudo da forma, mas, mais importante, para que se possa compreender melhor como as modificações da forma levam a alterações da função e vice-versa.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos conseguiram, em geral, responder favoravelmente nos processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências. Aguarda-se o resultado da conclusão das avaliações.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Teóricas: Introdução à Histologia e Embriologia; Tecidos Epiteliais; Tecidos Conjuntivos Moles; Tecidos Conjuntivos Duros; Tecido Muscular; Sangue; Hematopoiese; Coração e vasos; Embriologia do Sistema Cardiovascular ; Tecido Nervoso I; Tecido nervoso II; Embriologia do Sistema Nervoso; Olho; Ouvido; Embriologia do Olho e do Ouvido.

Práticas: Técnicas em histologia; Epitélios de Revestimento; Epitélios Glandulares; Tecidos conjuntivos moles I; Tecidos conjuntivos moles II; Tecidos conjuntivos duros; Tecido Muscular; Sangue; Hematopoiese; Coração e vasos; Técnicas em Embriologia; Embriologia cardiovascular; Tecido nervoso I; Tecido nervoso II; Tecido nervoso III; Embriologia do sistema nervoso; Olho; Ouvido; Embriologia do Olho e do Ouvido.

Bibliografia Obrigatória

Ross & Pawlina; Histology- A text and atlas with correlated cell and molecular biology - 5ª Ed., Lippincott Williams & Wilkins, 2006
Kieszerbaum; Histology and Cell Biology: an Introduction to Pathology - 2ª Ed., , Elsevier Mosby, 2007
Junqueira & Carneiro; Histologia Básica - 11ª Ed., Guanabara Koogan, 2008
Young, B. Lowe, J.S., Stevens, A., & Heath, J.W.; Wheater's ' Functional Histology - A Text and Colour Atlas , 5ª edition, Churchill Livingstone, 2006
Stevens and Lowe; Human Histology - 3ª Edition, Elsevier-Mosby, 2005
Gilbert, S.F.; Developmental Biology - 8ª Ed., Sinauer Associates Inc., 2006
Larsen, W.J.; Human Embryology - 4ª Ed., Churchill & Livingston, 2008

Bibliografia Complementar

Sadler, T.W.; Langman's Medical Embryology - 10ª Ed, Williams and Wilkins, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tempo de Trabalho
162 horas.
Horas de Contacto
Total - 64 horas.
Teóricas - 14h; Práticas Laboratoriais - 48h; Seminários - 2h.

MATERIAL DE APOIO À DISCIPLINA ESTÁ DISPONÍVEL NA PLATAFORMA MOODLE DA FMUP (elearning.med.up.pt)

Software

none

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação em, pelo menos, 75% das aulas práticas

Fórmula de cálculo da classificação final

AVALIAÇÃO PRÁTICA: Exame com 15 perguntas de identificação de estruturas microscópicas, a preceder o exame teórico. Nota mínima: 10/20. Aos alunos que obtiverem uma classificação inferior a 10 valores, a classificação do exame prático será considerada como classificação final para efeitos de lançamento de nota no SIGARRA.

AVALIAÇÃO TEÓRICA: Um exame com 60 perguntas de resposta múltipla. A comparência no exame teórico só é possível após a obtenção da classificação mínima de 10 valores na prova prática. Nota mínima do exame teórico: 10/20. Aos alunos que obtiverem uma classificação inferior a 10 valores, a classificação do exame teórico será considerada como classificação final para efeitos de lançamento de nota no SIGARRA



Classificação Final: (Prova Teórica x 5 + Prova Prática x 2 + Trabalho de Grupo)/8

Para os alunos que obtiverem aprovação na prova prática mas não na componente teórica, a nota da avaliação prática mantém-se durante todo o ano letivo. Se, contudo, o aluno optar por repetir novamente a avaliação prática, será considerada a classificação dessa nova prova. Os alunos que se inscreverem para melhoria de nota têm que repetir o exame prático.

Para alunos repetentes com frequência à disciplina que não tenham realizado trabalho de grupo a classificação final é calculada da seguinte forma: (3T+P)/4

Provas e trabalhos especiais

No conjunto das aulas práticas, cada aluno terá que identificar correctamente cinco estruturas histológicas definidas pelo docente. Só serão admitidos a exame prático os alunos que cumprirem este requisito. Apenas os alunos repetentes que tenham obtido frequência à disciplina ficam dispensados desta prova.

Cada grupo de 2-3 alunos terá obrigatoriamente que apresentar numa aula prática um ou mais artigos científicos sobre um tema do âmbito da disciplina, a seleccionar entre os temas fornecidos no início do ano. A realização do trabalho de grupo é optativa para alunos repetentes que tenham obtido frequência à disciplina.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-21 às 12:49:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais