Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » MI312

Imunologia Clínica

Código: MI312     Sigla: IMUNC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Serviço e Laboratório de Imunologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 279 Mestrado Integrado em Medicina 2007 3 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integrar o conhecimento dos mecanismos básicos da resposta imunológica e a sua participação na génese de patologia humana. Conhecer os princípios do diagnóstico de situações de imunopatologia e da sua modulação terapêutica.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino da disciplina de Imunologia Clínica corresponde a um total anual de 108 horas escolares (4 ECTS), das quais 36h (33,3%) são horas de contacto com a equipe docente. Os temas são abordados nas seguintes modalidades: duas aulas semanais de 1 hora correspondendo a prelecções teóricas ou seminários; trabalhos de grupo que ocuparão uma carga horária média de 1h por semana.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Consiste numa prova final escrita (90% da classificação final), com 50 perguntas de tipo teste (cotação: 14 valores) e 2 perguntas de resposta escrita (cotação: 6 valores). É aplicado o tempo limite de 1 minuto por pergunta de teste e 30 minutos para cada resposta escrita, com 10 minutos de tolerância (tempo total=120 minutos).
A classificação obtida por aprovação na prova escrita corresponde a 90% da nota final. Os restantes 10% da classificação (até 2,0 valores) resulta de avaliação contínua dos trabalhos de grupo (informação do docente e avaliação de um dos relatórios escritos). Os estudantes com nota de classificação final igual ou superior a 10 valores estão aprovados, podendo no entanto realizar uma prova oral complementar para melhoria de classificação. Esta é realizada por um júri constituído por dois docentes para cada época de exames, e que interrogam o estudante sobre toda a matéria num período máximo de 30 minutos; a classificação obtida nesta prova é final e substitui a anterior.
Admite-se, ainda, a possibilidade de melhoria da classificação final se, no prazo de duas épocas de exame seguintes à aprovação da Disciplina, o(s) estudante(s) publicar(em), numa revista científica, o trabalho do relatório de grupo. O valor dessa subida de nota será atribuído pelo Regente de acordo com o grau de exigência da revista e/ou empenho do(s) estudante(s).

Observações

Bibliografia:
Serão fornecidos os sumários das aulas teóricas, material iconográfico, textos e bibliografia de apoio aos seminários e trabalhos de grupo, numa plataforma de ensino assistido por computador (plataforma WebVista) através do projecto e-learningUP, da Universidade do Porto.
Para além desse material são recomendadas as seguintes fontes bibliográficas:
Immunology, Kindt TJ, Goldsby RA, Osborne BA eds. 6th ed, 2006 WH Freeman and Co, ISBN 0 7167 8590 0; Immunology, Male D, Brostoff J, Roth DB, Roitt I eds. 7th Edition; 2006, Mosby Elsevier. ISBN 0 323 03399 7; Medical Immunology. Parslow, Stites, Terr, Imboden eds. 10th Edition; 2001 Appleton/Lange (McGraw-Hill Portugal). ISBN 0 8385 6300 7. Color Atlas of Immunology. Burmester G-R, Pezzuto A eds. 2003 Georg Thieme Verlag, Germany. ISBN 0 86577 964 3 (TNY).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-29 às 10:49:25
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital