Introdução à Medicina II: Informação em Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
1,71 |
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos |
|
0,07 |
Ricardo João Cruz Correia |
|
0,29 |
Sandra Filipa Canário Almeida |
|
0,07 |
João de Almeida Lopes da Fonseca |
|
0,07 |
Pedro Pereira Rodrigues |
|
0,14 |
Armando Rogério Martins Teixeira Pinto |
|
0,93 |
José Alberto da Silva Freitas |
|
0,14 |
Altamiro Manuel Rodrigues da Costa Pereira |
|
0,14 |
Teorico-Prática |
Totais |
22 |
40,92 |
Daniela Vilas Boas Rosa Linhares |
|
0,62 |
Rosa Celeste dos Santos Oliveira |
|
0,62 |
Altamiro Manuel Rodrigues da Costa Pereira |
|
3,93 |
Cristina Maria Nogueira da Costa Santos |
|
6,43 |
Pedro Pereira Rodrigues |
|
6,43 |
Ana Margarida Barbosa Ribeiro Pereira |
|
0,62 |
Ricardo João Cruz Correia |
|
3,21 |
João de Almeida Lopes da Fonseca |
|
3,21 |
Armando Rogério Martins Teixeira Pinto |
|
3,21 |
Ricardo Filipe Sousa Santos |
|
3,00 |
José Alberto da Silva Freitas |
|
6,43 |
Sérgio Manuel Moreira Sampaio |
|
3,21 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as unidades curriculares de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a unidade curricular de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a unidade curricular de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.
Os estudantes deverão ser capazes de recolher, processar, analisar e interpretar dados e informação biomédica. Deverão ser também capazes de identificar, descrever e aplicar conceitos e métodos de estatística e informática – aplicados à prática da Medicina e à investigação clínica e em serviços de saúde – e de perceber a sua importância para a melhoria da qualidade e da eficiência da prestação de cuidados de saúde.
Programa
Bioestatística – estatística descritiva: variáveis categóricas e contínuas, distribuição de frequências e medidas de sumário; apresentação de dados: tabelas e gráficos; probabilidades e distribuições estatísticas; princípios de inferência estatística: estimação de parâmetros, teorema do limite central, erro padrão da média, intervalos de confiança e testes de hipótese; comparação de médias: testes t e one-way ANOVA; testes não paramétricos: Mann-Whitney, Wilcoxon e Kruskal-Wallis; testes de Qui-quadrado e McNemar; correlação de Pearson e Spearman; regressão linear simples e múltipla; regressão logística; análise de sobrevivência; reprodutibilidade e concordância; descrição de métodos e apresentação de resultados estatísticos; métodos estatísticos em meta-análises; análise de dados longitudinais; cálculo de tamanho de amostras.
Informática Médica – definições e conceitos básicos; concepção, implementação e gestão de bases de dados: aquisição, armazenamento e utilização de dados; sistemas de informação em saúde; registos clínicos electrónicos; sistemas de codificação e classificação de dados; normalização da comunicação de dados; segurança em sistemas de informação clínica processamento de sinal e de imagem em Medicina; publicação de informação on-line; e-saúde e telemedicina; avaliação de sistemas de informação em saúde; qualidade de dados em saúde; indicadores de qualidade em saúde; modelação baseada na evidência; extracção de conhecimento de dados em medicina.
Bibliografia Obrigatória
Petrie A, Sabin C; Statistics at a Glance , Blackwell Science Inc, 2005 (2nd Edition)
Shortliffe EH, Cimino JJ; Biomedical Informatics: Computer Applications in Health Care and Biomedicine , Springer, 2006 (3th edition)
Observações Bibliográficas
A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da unidade curricular, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning. Estas páginas Web poderão ser consultadas nos laboratórios de informática da faculdade ou através de computadores, no exterior, desde que tenham ligação à Internet e o estudante possua login e password pessoais.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
50 horas de contacto; 3 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.
Software
PASW Statistics 19.0
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 4,5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua.
Trabalhos de grupo (5 valores) – Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre. Tipicamente, o trabalho incidirá na implementação de um protocolo de investigação – incluindo a recolha e análise de dados e a apresentação e discussão de resultados – que será apresentado e discutido em duas sessões. No final do semestre cada grupo deverá entregar o trabalho nos formatos de artigo científico e de Web site.
Avaliação contínua (5 valores) –Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da unidade curricular ao longo do semestre e será baseada nos resultados de uma ou mais provas práticas, respondida individualmente durante as aulas teórico-práticas (4 valores), e na opinião do(s) docente(s) envolvido(s) no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante (1 valor).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final ou exame teórico (10 valores) – O exame versará o conteúdo teórico do programa da unidade curricular sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve, (c) exercícios numéricos. O exame terá a duração de 90 minutos. Só serão aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 4,8 valores.
Classificação final –Após a aprovação à unidade curricular, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame teórico.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não está prevista nenhuma forma de melhoria da classificação final para além da definida no regulamento da FMUP.
Melhoria de classificação
Não está prevista nenhuma forma de avaliação especial para além da definida no regulamento da FMUP.