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Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina

Código: MI104     Sigla: IMED1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://sbim.med.up.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=269&Itemid=411&lang=pt
Unidade Responsável: Bioestatistica e Informática Médica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 274 Mestrado Integrado em Medicina 2007 1 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O exercício da Medicina - baseado na prevenção, diagnóstico, terapêutica e prognóstico da doença, exige, cada vez mais, o recurso a métodos científicos e tecnologias de pesquisa, colheita, armazenamento, processamento, análise, transmissão, avaliação e valorização de dados, informação e conhecimento biomédicos. Com as disciplinas de Introdução à Medicina I e II, pretende-se que os estudantes de Medicina contactem com estes métodos e tecnologias, acreditando que, como futuros médicos, terão assim maior facilidade (a) em aprender, condição fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua, (b) em investigar, crucial para o avanço do conhecimento médico, (c) em avaliar, essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados de saúde, (d) em partilhar, importante para a comunicação e divulgação da informação entre profissionais de saúde e doentes, (e) em decidir, problemática constante num contexto individual e social, do acto médico e (f) em humanizar-se, condição primeira da relação médico-doente e da relação inter-profissional. Em particular, a disciplina de Introdução à Medicina I: Teoria da Medicina discutirá princípios e fundamentos teóricos da prática de Medicina, abordando tópicos de História da Medicina, Bioética e Metodologia de Investigação em Saúde. Por outro lado, a disciplina de Introdução à Medicina II: Informação em Saúde abordará tópicos que se inserem nas áreas de Bioestatística e Informática Médica.

Os estudantes deverão ser capazes de discutir a importância dos princípios e fundamentos históricos, éticos e científicos na prática da Medicina. Deverão ser também capazes de identificar, descrever e discutir os principais componentes de um protocolo de investigação.

Programa

História da Medicina – a Medicina como fonte inesgotável de património; a saúde e a doença no tempo; os grandes períodos da Medicina Portuguesa; História da Anatomia e da Cirurgia; a evolução dos instrumentos cirúrgicos.

Bioética – conceitos e definições base; a ética nos cuidados de saúde; a relação médico-doente e suas especificidades: os direitos e deveres de ambos os intervenientes; a responsabilidade médica: os seus limites e implicações; eutanásia e fim da vida; consentimento informado e questões éticas na investigação clínica: as comissões de ética; justiça distributiva e prioridades na saúde.

Metodologia de Investigação – medicina e ciência; o método clínico – prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico; organização do Sistema de Saúde; o método científico – perspectiva histórica e operacional no contexto da medicina; formulação de questões; pesquisa bibliográfica; desenho de estudos; métodos e instrumentos para a recolha de dados; selecção de participantes; reprodutibilidade e validade de medidas; protocolos de investigação; gestão e processamento de dados, incluindo codificação, entrada e preparação de dados; gestão e planeamento de projectos; diagramas de fluxos de dados; medidas de frequência e associação na investigação biomédica; erros aleatórios e sistemáticos na investigação científica; precisão e validade na investigação científica; interpretação e divulgação de resultados; avaliação de testes de diagnóstico; estudos de síntese de evidência – revisões sistemáticas e meta-análise; probabilidade e decisão; sistemas de apoio à decisão.

Bibliografia Obrigatória

Maximiliano Lemos; História da Medicina em Portugal: Doutrinas e Instituições, Publicações D. Quixote/Ordem dos Médicos, 1991
Amélia Ricon Ferraz; Análise da Estrutura e Forma dos Instrumentos Cirúrgicos. O Contributo Português desde o Séc. XVII ao Séc. XX, Medisa Edições e Divulgações Científicas, 1996
Lyons AS, Petrucelli RJ; Medicine: An Illustrated History, New York: Abrams, 1978
Daniel Serrão, Rui Nunes; Ética em Cuidados de Saúde, Porto Editora, 1999
Beaucham TL, Childress JF; Principles of Biomedical Ethics , Oxford University Press, 1994
Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman; Designing Clinical Research, Lippincott Williams and Wilkins, 2006

Observações Bibliográficas

A maior parte do material didáctico, incluindo material de ensino assistido por computador e diversos textos de apoio desenvolvidos pelos docentes da Disciplina, está disponível na Intranet dos Estudantes, através de uma plataforma de e-learning. Estas páginas Web poderão ser consultadas nos laboratórios de informática da Disciplina ou através de computadores, no exterior, desde que tenham ligação à Internet e o estudante possua login e password pessoais.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

50 horas de contacto; 2 horas de aulas teóricas ou seminários e 2 horas e 30 minutos de aulas teórico-práticas, por semana.

Software

PASW Statistics 18.0

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Os estudantes só poderão apresentar-se a exame final se tiverem realizado o trabalho de grupo e se tiverem 5 ou mais valores na soma da avaliação do trabalho de grupo e da avaliação contínua.

Trabalhos de grupo (6 valores) – Incidirá na avaliação de um trabalho semestral, realizado por um grupo de estudantes sob a orientação de um docente. Os temas dos trabalhos serão apresentados pelos docentes no início do semestre. Tipicamente, o trabalho incidirá na realização de um protocolo de investigação – incluindo a formulação da questão, revisão bibliográfica e desenho de estudo – que será apresentado e discutido em duas sessões. No final do semestre cada grupo deverá entregar o respectivo protocolo de investigação, acompanhado de fluxograma, descrevendo os métodos, e de diagrama de Gantt, descrevendo a planificação das tarefas.

Avaliação contínua (6 valores) – Incidirá na avaliação da participação dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem da Disciplina ao longo do semestre e será baseada nos resultados de uma prova prática, respondida individualmente durante uma aula teórico-prática no final do semestre, até 4 valores, e na opinião do(s) docente(s) envolvidos no processo de ensino/aprendizagem de cada estudante, até 2 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final ou exame teórico (8 valores) – O exame versará o conteúdo teórico do programa da Disciplina sendo constituído por: (a) questões de resposta fechada, simples e múltipla, (b) questões abertas de resposta breve, (c) questões de desenvolvimento. O exame terá a duração de 90 minutos. Só serão aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação igual ou superior a 3,8 valores.

Classificação final – Após a aprovação à disciplina, a classificação será obtida pelo somatório das classificações obtidas na avaliação contínua, trabalho de grupo e exame teórico.

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstas provas ou trabalhos especiais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não está prevista nenhuma forma de avaliação especial para além da definida no regulamento da FMUP.

Melhoria de classificação

Não está prevista nenhuma forma de melhoria da classificação final para além da definida no regulamento da FMUP.
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