Biologia Celular e Molecular I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
0 |
0,00 |
Clara Maria Pires Costa Bastos Monteiro |
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0,00 |
Joaquim Jorge Gonçalves Ferreira |
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0,00 |
Sandra Paula da Costa Pinto da Silva Rebelo e Sousa |
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0,00 |
Sónia Fernanda Almeida Santos |
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0,00 |
Henrique Manuel Nunes de Almeida |
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0,00 |
Delminda Rosa Gamelas Neves Lopes de Magalhães |
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0,00 |
Maria Isabel Torres Martins |
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0,00 |
Helder José Martins Maiato |
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0,00 |
Carlos Manuel Gomes Reguenga |
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0,00 |
Deolinda Maria Valente Alves Lima Teixeira |
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0,00 |
Filipe Almeida Monteiro |
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0,00 |
Carla Sofia Rodrigues Costa |
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0,00 |
Boris Safronov |
|
0,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A – Adquirir conhecimentos sobre a organização estrutural e funcional da célula no que respeita à codificação e produção dos seus constituintes moleculares e encaminhamento para os diversos compartimentos. B - Executar e aplicar técnicas de microscopia de luz e electrónica, e de biologia molecular.
Programa
Conceito e objectivos da Biologia Celular e Molecular; Metodologia e instrumentação utilizadas no estudo da célula; Organização estrutural e molecular da célula; Replicação, reparação, recombinação e transposição de DNA; Transcrição e tradução; Controlo da expressão genética; Membranas biológicas; Organização funcional do esqueleto celular
Bibliografia Obrigatória
Lodish, e col.; Molecular Cell Biology, Media Connected, W.H. Freeman and Company, 2008
Pollard & Earnshaw; Cell Biology, 2 nd Edition, Saunders, 2008
Alberts, Johnson, Walter, Lewis, Raff e Roberts ; Molelular Biology of the Cell 5 th ed., Garland Science textbooks , 2008. ISBN: 978-0-8153-4111-6
Cooper, G.M. & Hausman, R.E.; The Cell: A Molecular Approach, , ASM Press, 2009
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Horas de contacto – 53 horas:
Aprendizagem Teórica (T) – 23 horas repartidas por 23 sessões de 60 minutos, 2 sessões por semana
Seminários Clínicos (S) – 4 horas repartidas por 4 sessões de 60 minutos
Aprendizagem Prática (PL)– 30 horas, em grupos de 15 estudantes
7,5 horas de observação de material microscópico; sessões de 2,5 horas
15 horas de execução de trabalhos de laboratório; sessões de 2,5 horas
7,5 horas de resolução de problemas de aplicação prática; sessões de 2,5 horas
Aprendizagem on line – Disponibilização de uma base de dados com questões do âmbito da disciplina formuladas pelos estudantes e as respectivas respostas elaboradas pelo corpo docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Avaliação contínua (Ct)– Realizada pelos professores no contacto diário com os estudantes e por meio de resolução de 2 pequenos testes durante as aulas práticas. Cotada em 2 valores
Avaliação final – Constituída por avaliação teórica e avaliação prática .
Consideram-se reprovados os estudantes que não atinjam a classificação mínima de 8 valores em cada uma das avaliações (teórica e prática)
Avaliação Teórica (T)
25 perguntas de escolha múltipla com 5 respostas por pergunta – 10 valores; 5 perguntas verdadeiro/falso – 1 valor; 2 problemas – 5 valores; 1 pergunta de desenvolvimento – 4 valores
Avaliação Prática (P)
4 perguntas de identificação de estruturas em microscopia óptica e electrónica – 8 valores; 4 perguntas de natureza laboratorial – 8 valores; 1 pergunta de desenvolvimento – 4 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final
Calculada pela fórmula (3T+P)18/80 +Ct