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Bioquímica I

Código: MI102     Sigla: BIOQ1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://medicina.med.up.pt/bioquimica/
Unidade Responsável: Laboratório de Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 292 Mestrado Integrado em Medicina 2007 1 - 8 100 216

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contribuir, conjuntamente com outras áreas do conhecimento na área da biologia humana e da medicina, para a compreensão da biologia do ser humano. Contribuir, conjuntamente com a unidade curricular de Bioquímica II, para a aquisição da linguagem própria da Bioquímica e conhecimento dos métodos de estudo próprios desta área científica. Conhecer a composição química dos seres vivos assim como as transformações químicas que neles ocorrem e os factores que afectam estas transformações.

Programa

Aspectos estruturais, denominação e papel biológico dos constituintes químicos dos seres vivos com especial atenção aos que fazem parte da constituição do ser humano ou que com ele interagem (como os nutrientes), nomeadamente: glicídeos, lipídeos, proteínas, glicoproteínas, proteínas glicadas, aminoácidos, vitaminas e compostos inorgânicos incluindo a água e sistemas de fases. Reacções ácido-base e de oxidação-redução com especial atenção às que envolvem compostos orgânicos e têm relevância nos seres vivos. Aspectos de termodinâmica e de cinética essenciais à compreensão do sentido e da velocidade com que ocorrem as transformações químicas e o transporte de substâncias entre diferentes compartimentos. Função, especificidade e nomenclatura das enzimas e transportadores de membranas. Noções básicas de cinética enzímica. Mecanismos gerais de regulação da actividade das enzimas. Temas seleccionados com o objectivo de mostrar a importância da investigação e dos conhecimentos de Bioquímica na compreensão e tratamento de patologias no ser humano: investigação em Medicina, intolerância à lactose, índice glicémico, enzimas e química clínica, radiações, radicais e mecanismos de defesa do stresse oxidativo, anti-oxidantes, doenças genéticas do metabolismo glicídico, síndrome de stresse respiratório do recém-nascido. Digestão e absorção de glicídeos, lipídeos e proteínas. Estudo do metabolismo glicídico e da sua regulação, nomeadamente: glicólise, oxidação do piruvato, via das pentoses-fosfato, utilização do NADPH, glicogénese, glicogenólise, gliconeogénese e metabolismo da galactose, frutose, glucoronato e aminoaçúcares. Estudo das vias metabólicas comuns na oxidação de todos os nutrientes (ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa) e sua relação com a formação e hidrólise do ATP. O programa referido atrás será desenvolvido nas aulas teóricas, nos seminários, nas aulas de grupo e na realização de uma “Lição on-line” (LOL). Nas aulas práticas será desenvolvido 1 projecto de investigação onde se estudará o efeito da ingestão de nutrientes e um edulcorante na glicemia.

Bibliografia Obrigatória

Baynes JW, Dominiczak MH; Medical Biochemistry, Elsevier Mosby, 2005
Berg J.M., Tymoczko J.L. and Stryer L.; Biochemistry, International Edition. W.H. Freeman and Company, 2002
Hipólito-Reis C., Alçada MN., Azevedo I.; Práticas de Bioquímica para as Ciências da Saúde, Lidel, 2002
Murray R.K., Granner D.K., Mayes P.A. and Rodwell V.W.; Harper's Biochemistry, Prentice-Hall International Inc, 2006
Nelson D.L., Cox M.M.; Lehningher Principles of Biochemistry, W.H. Freeman and Company, 2005
Stipanuk M.H.; Biochemical, Physiological & Molecular Aspects of Human Nutrition, Elsevier Science, 2006

Bibliografia Complementar

Quintas A., Freire, A.P., Halpern M.J.; Bioquímica – Organização Molecular da Vida, Lidel-Edições Técnicas, Lda, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Semanalmente duas aulas teóricas de 1 h cada, um seminário de 1 h, uma aula prática de 2h30 e uma aula de grupo de 2h30, num total de 90 h de contacto por estudante. É ainda proposta uma “Lição on-line”. Estima-se que o tempo total a investir pelo estudante na disciplina seja de cerca de 300 h.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Metabolismo
Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Enzimologia
Ciências Físicas > Química > Química analítica > Química clínica
Ciências Físicas > Química > Bioquímica
Ciências Físicas > Química > Química orgânica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 90,00
Exercício de “Lição on-line” (LOL) Trabalho escrito 10,00
Exame Final Exame 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação será feita através dum Exame Escrito (E), com uma série de perguntas de escolha múltipla (grupo I) e mais 3 grupos de perguntas (grupos II, III e IV), o Grupo II com 2 propostas para o estudante escolher uma para responder e os Grupos III e IV com estrutura semelhante ao Grupo II mas em que as propostas serão três em cada grupo. A nota obtida no Exame (E) será ajustada tendo em conta a classificação obtida na avaliação contínua a partir da participação nos trabalhos de grupo (AG), nas aulas práticas (AP) e "Lição on-line" (LOL). No caso dos alunos que obtiverem uma determinada cota de respostas certas no grupo I a Nota Final (NF) será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula:
NF = E x 0,74 + AG x 0,13 + AP x 0,10 + LOL x 0,03
No entanto, NF não pode ser superior a E em mais de 2 valores e NF não pode ser inferior a E.

Para ter frequência é necessário ter estado presente em 2/3 do conjunto das aulas de grupo e práticas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

NF = E x 0,74 + AG x 0,13 + AP x 0,10 + LOL x 0,03
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