Cirurgia do Ambulatório
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2011/2012 - SP
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Constará do treino clínico com a aplicação prática de conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, numa contribuição para o ensino de forma vertical e englobando semiologia, semiótica e terapêutica cirúrgica das situações mais frequentes na Cirurgia do Ambulatório.
Programa
O conteúdo programático inclui os seguintes temas: Objectivos; Cicatrização; Sutura; Anestesia; Infecção; Patologia Mamária; Patologia Proctológica; Patologia Hernária; Patologia Biliar; Patologia Tiroideia.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino será no conceito de bloco, num módulo opcional. Neste período o discente acompanhará as actividades normais do seu Assistente numa vivência das situações e problemas clínicos que ocorrem na prática hospitalar da Cirurgia do Ambulatório.
As modalidades pedagógicas previstas, sessões práticas e o treino clínico reflectem a vivência dos docentes, os meios disponíveis, a finalidade e objectivos curriculares pretendidos.
As turmas, constituídas no máximo de 3 estudantes, frequentarão o serviço por um período de duas semanas incluindo a avaliação.
O horário das actividades será de um total de 20 horas semanais:
• Presença no serviço de segunda a sexta-feira, das 9 ás 13 horas.
• Frequência do serviço de urgência: Semanal.
• Frequência da consulta externa: Semanal.
• Frequência do bloco operatório semanal.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Será constituída por componentes que exprimem a preocupação com os objectivos da disciplina, ou seja, será posto ênfase na avaliação prática.
Avaliação contínua: o docente responsável avaliará os conhecimentos teóricos do discente, as suas capacidades para a aplicação prática dos seus conhecimentos teóricos, a capacidade para execução de técnicas, desempenho, as atitudes e o seu relacionamento com os doentes, familiares e os outros profissionais de saúde. Também será avaliado o seu interesse e participação bem como assiduidade e disciplina.
Avaliação teórica; apreciação e discussão do relatório de actividades. Classificação; 0 a 20 valores, com valorização de 50% por cada tipo de avaliação.
Observações
BIBLIOGRAFIA
Cirurgia – Patologia e Clínica. McGraw Hill, 2006; Principles of Surgery Schwartz, Shires, Spencer, 7th Edition. McGraw Hill, 2006; Encyclopedie Medico-Chirurgicale. Paris: Elsevier Masson , 2006; Oxford Textbook of Surgery Peter J Morris, William C Wood. Oxford University Press, 2000.