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Neurobiologia do Comportamento

Código: MI013     Sigla: MI013

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2012/2013 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Anatomia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMED 4 Mestrado Integrado em Medicina - 2007 6 - 2 32 54

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,08
Seminário: 0,08
Estágio: 0,70
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 0,08
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,08
Seminário Totais 1 0,08
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,08
Estágio Totais 1 0,70
Nikolay Vsevolodovich Lukoyanov 0,70

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objectivo do curso consiste em ensinar de que modo funções específicas de natureza motora, límbica e cognitiva emergem no cérebro. Este objectivo será conseguido através da aquisição e integração de conhecimentos derivados de diversas disciplinas, tais como a neuroanatomia, a neurofisiologia, a neuroquímica e as neurociências comportamentais. Os estudantes familiarizar-se-ão com as modernas técnicas experimentais utilizadas para a investigação das bases neuronais do comportamento. Por fim, familiarizar-se-ão com os interesses e as motivações que inspiraram a investigação da inter-relação circuitos neuronais e comportamentos complexos.

Programa

Visão geral da estrutura e função do sistema límbico; Hipotálamo: defesa, fome e saciedade, e reprodução; Dimorfismo sexual no sistema nervoso central; Amígdala e vmCPF: medo, ansiedade e agressividade; Conceitos básicos de aprendizagem e memória, condicionamento clássico e operante; Formação do hipocampo: memória explícita e amnésia; Importância dos núcleos basais e do cerebelo na aprendizagem, hábitos e memória motora; Estriado ventral, área tegmentar ventral e dopamina na recompensa, dependência e ligações de carácter afectivo; Córtex cerebral e suas funções motoras, associativas e cognitivas; Mecanismos moleculares da plasticidade neuronal; Papel da formação reticular no sono e na vigília (arousal); Stress e sistema nervoso autónomo.

Bibliografia Obrigatória

Principles of Neural Science. Oxford Univ., New York, Kandel Eric R. , 2007
Fundamental Neuroscience. Oxford Univ., Elsevier Science, New York, Larry R Squire, 2004 or newer

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para além das aulas teóricas que permitirão compreender os sistemas neuronais especificamente seleccionados pela perspectiva que fornecem sobre princípios comportamentais, serão realizados seminários que terão como objectivo a análise de artigos científicos e a discussão dos métodos neles utilizados e das suas conclusões. Além disso, durante as aulas analisar-se-ão alguns comportamentos animais e material histológico com o objectivo de compreender os métodos mais recentes utilizados na área das Neurociências.

Software

Não aplicavel
Not applicable

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Neurociências > Neurobiologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neuropsicologia
Ciências da Saúde > Neurociências > Neurofisiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída valerá, no seu conjunto, 18 valores (escala de 20) e resultará do somatório da classificação obtida por cada aluno em cada aula (2 valores per aula). A esta classificação adicionar-se-á a obtida nas monografias e/ou apresentações. Estes serão classificados numa escala de 1-2 valores.

Provas e trabalhos especiais

No final do curso, os estudantes elaborarão uma monografia ou apresentarão um tema em que seja privilegiado o estabelecimento de correlações entre alterações fisiológicas, morfológicas e patologias comportamentais.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento Pedagógico.

Observações

Os capítulos de leitura serão extraídos dos seguintes livros:
Principles of Neural Science. Kandel Eric R. 2007, Oxford Univ., New York; Fundamental Neuroscience. 2004, Larry R Squire (Editor), Oxford Univ., Elsevier Science, New York; Biological Psychology, An Introduction to Behavioral and Cognitive Neuroscience. 2004, Rozenzweig Mark R, Breedlove S. Marc, Watson Neil V. Sinauer Associates, Berkeley; Gray’s Anatomy. The Anatomical Basis of Clinical Practice. 2005, S. Standring. Elsevier; Serão sugeridos para cada tema artigos científicos e revisões recentes.
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