Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Marketing e comunicação em bibliotecas universitárias: da teoria aos estudos aplicados (2015-2021) no contexto informacional digital

Marketing e comunicação em bibliotecas universitárias: da teoria aos estudos aplicados (2015-2021) no contexto informacional digital

Título
Marketing e comunicação em bibliotecas universitárias: da teoria aos estudos aplicados (2015-2021) no contexto informacional digital
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2023
Autores
Gomes, Liliana Isabel Esteves
(Autor)
Outra
Fernández Marcial, Viviana
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Nº de Série III 20
Páginas: 113-125
ISSN: 0873-5670
Editora: CIC.Digital
Indexação
EBSCO
Google Scholar
ProQuest
MIAR
BASE - Bielefeld Academic Search Engine
CAPES - Portal de Periódicos
Crossref
Dialnet
DOAJ
Latindex
Worldcat OCLC
JURN
RCAAP
SHERPA/RoMEO
Library & Information Science Source (EBSCO)
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo tem como objetivos identificar a produção científica relativa a Marketing e Comunicação em bibliotecas universitárias e analisar o foco dos estudos aplicados. A metodologia qualitativa compreende a abordagem exploratória mediante revisão da literatura. Dos resultados obtidos destaca-se: a divulgação e promoção crescente dos serviços das bibliotecas universitárias através de ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0; a utilização frequente de redes sociais como meio de Comunicação; a contradição entre os princípios do marketing, que enfatizam a importância do cliente no centro das decisões sobre as estratégias promocionais, e a prática das bibliotecas que colocam nesse centro os gestores de serviços e os profissionais da informação. Conclui-se que o foco dos estudos aplicados se concentra na perspetiva dos profissionais da informação ou das instituições. Considera-se premente uma mudança nas estratégias de Marketing e Comunicação adotadas pelas bibliotecas universitárias e destaca-se como fundamental a identificação das necessidades reais e do perfil informacional do cliente, bem como a avaliação periódica dos resultados das estratégias de Marketing e Comunicação implementadas.
Abstract (EN): This article aims to identify scientific production related to Marketing and Communication in university libraries and to analyse the focus of applied studies. The qualitative methodology adopted comprises an exploratory approach through the literature review. From the results obtained we highlight: the gradual dissemination and promotion of the university library services through tools provided by Web 2.0; the growing use of social networks as means of communication; the contradiction between Marketing principles, which emphasise the importance of the customer at the centre of decisions on promotional strategies, and library practice, which places service managers and information professionals at the centre. All in all, the focus of applied studies is on the perspective of information professionals or institutions. A change in the Marketing and Communication strategies adopted by university libraries is considered urgent and it is essential to identify the real needs and information profile of the client, as well as to periodically evaluate the results of the Marketing and Communication strategies implemented.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
8-13486-Gomes_e_Fernández+Marcial 316.20 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Impacto de la Inteligencia Artificial en el comportamiento informacional: elementos para el debate (2022)
Artigo em Revista Científica Internacional
Fernández Marcial, Viviana ; Gomes, Liliana Isabel Esteves

Da mesma revista

Tradicional vs. Virtual : questão irreal? (2001)
Artigo em Revista Científica Nacional
Leite, Isabel Pereira; Oliveira, Isabel Ortigão de ; Miranda, Maria Helena ; Leite, João Emanuel Cabral
Tecnologias da Informação e Comunicação e liderança: a realidade da e-liderança (2016)
Artigo em Revista Científica Nacional
Patrícia Alves Martins; Manuel Salvador Gomes Araújo; Alberto Manuel Brandão Simões
PACHECO, André -Arquivos digitais: metadados e autenticidade. [recensão] (2022)
Artigo em Revista Científica Nacional
Silva, Armando Malheiro da

Ver todas (49)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-30 às 18:55:20
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital