Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico = Pruebas de educación básica para evaluar el conocimiento explícito de la lengua: análisis compositivo y curricular

Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico = Pruebas de educación básica para evaluar el conocimiento explícito de la lengua: análisis compositivo y curricular

Título
Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico = Pruebas de educación básica para evaluar el conocimiento explícito de la lengua: análisis compositivo y curricular
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2022
Autores
Rodrigues, Sónia Valente
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Duarte, Isabel Margarida
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Ver página ORCID
Revista
Título: TejueloImportada do Authenticus Pesquisar Publicações da Revista
Vol. 35 2
Páginas: 137-172
Indexação
Publicação em ISI Web of Science ISI Web of Science
Publicação em Scopus Scopus
EBSCO
SHERPA/RoMEO
Latindex
MIAR
DOAJ
Dialnet
ERIH Plus
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): Este artigo apresenta uma investigação sobre provas de avaliação de conhecimentos gramaticais aplicadas por professores a alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade. Depois da constituição do corpus, analisaram-se as tarefas solicitadas aos alunos, para identificar os conteúdos e os processos gramaticais avaliados. Os resultados permitem três observações: (i) as operações envolvidas na execução da tarefa solicitada pelo verbo comando restringem-se a um conjunto limitado de que se destacam verbos com alta frequência de uso, como classificar, indicar e identificar; (ii) os elementos que pormenorizam a tarefa (verbos de comando e conteúdo avaliado) têm uma clara uniformidade durante os três anos (7, 8, 9); (iii) os ítems de avaliação revelam uma clara imitação dos objetivos curriculares da disciplina de Português. Os resultados obtidos permitem concluir que, no desenvolvimento do conhecimento linguístico explícito, existe um isomorfismo entre os objetivos, as provas de avaliação externa e as provas utilizadas pelos professores quanto ao uso de elementos de avaliação da aprendizagem, que validam um conjunto muito restrito de operações mentais.
Abstract (EN): This article presents a research on the tests evaluating grammatical knowledge in Portuguese as a mother tongue applied by teachers to students from three years of schooling (7th, 8th, and 9th grades) to identify the assessed contents and grammatical processes. Once the corpus was established, and the tasks requested from the students were analyzed, the results show three observations: (i) the operations involved in the execution of the task requested by the command verb are restricted to a closed set of verbs with a high frequency of use such as classifying, indicating and identifying; (ii) the items that enunciate the tasks (command verbs and assessed content) present, over the three years (7th, 8th, 9th), a clear standardization; (iii) the assessment items reveal a clear mimicry of the curricular goals of the Portuguese subject. The results obtained allow the conclusion that, in the development of explicit knowledge of the language (grammar), there is an isomorphism between the goals, the external assessment tests and the tests used by teachers in the use of learning assessment items, which value a very limited set of elementary operations
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://tejuelo.unex.es/article/view/4144
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
4144-Texto del artículo-15830-1-10-20220205 742.79 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster em Conferência Internacional
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela
Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior (2019)
Livro
Almeida, José Domingues de ; Auf der Maur Tomé, Simone ; Bacquelaine, Françoise ; Lorenzo, Mónica; Duarte, Isabel Margarida ; Hurst, Nicolas ; Kind, Anette ; Nicolás Martínez, Pilar; Rodrigues, Sónia Valente
A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (2019)
Livro
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João ; Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente
O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Silvano, Maria da Purificação

Ver todas (14)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-01 às 19:34:11
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital