Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Revisão sistemática sobre instrumentos de avaliação validados das habilidades clínicas em aleitamento

Revisão sistemática sobre instrumentos de avaliação validados das habilidades clínicas em aleitamento

Título
Revisão sistemática sobre instrumentos de avaliação validados das habilidades clínicas em aleitamento
Tipo
Tese
Ano
2021-11-29
Autores
Thais Ricoy Leite Silva
(Autor)
FMUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências médicas e da saúde
Outras Informações
Resumo (PT): É reconhecido, que o aleitamento materno exclusivo (AME) é o melhor alimento para a criança (World Health Organization, 2002). Os profissionais de saúde podem influenciar positivamente o aleitamento, contudo, também podem ser fontes negativas de suporte ao oferecerem informações inconsistentes, contraditórias e recomendações inadequadas (Dykes, 2006; Hall Moran et al., 2007). A avaliação das competências e das habilidades clínicas contribui para o direcionamento da aprendizagem e a adequação da formação profissional (Epstein & Hundert, 2002) Uma ferramenta estruturada pode facilitar a identificação das habilidades que necessitam de ser reforçadas e devem ser consideradas pelos educadores durante a avaliação da prática clínica (Amaral et al., 2007). Com o objetivo de identificar, analisar e comparar instrumentos de avaliação das habilidades clínicas em aleitamento, foi realizado uma revisão sistemática nas bases de dados Pubmed, Scopus, Web of Science e Lilacs, de todos os artigos publicados até maio de 2021, em espanhol, português e inglês. Os critérios de inclusão foram artigos utilizando P (população): profissionais de saúde, ou alunos de enfermagem ou medicina; I (a intervenção): uso de um instrumento de avaliação das habilidades clínicas ou competência clínica em aleitamento materno; C (comparação): sem comparação, O (resultado): a presença de um instrumento validado. Os critérios de exclusão foram artigos que não apresentavam descrição do instrumento utilizado, que não utilizavam um instrumento validado, e os que não avaliavam habilidades ou competência clínica em aleitamento materno. Foram encontrados 4 instrumentos validados, o CAPA questionnaire (Competencia na Atencia Primaria sobre aleitamento), o BeSST (Breasfeeding Support Skills Tool), ECoLa (Encuesta sobre conocimientos en lactancia) e EColaE (Encuesta sobre conocimientos en lactancia para enfermeira) (Gómez Fernández-Vegue & Menéndez Orenga, 2015; Lechosa Muñiz et al., 2020; Moran et al., 2004; Pol-Pons, RN IBCLC et al., 2016). Os instrumentos de avaliação das habilidades clínicas em aleitamento validados encontrados apresentam variáveis psicométricas adequadas que indicam boa reprodutibilidade e podem ser ferramentas úteis na avaliação das habilidades durante o ensino clínico e das competências clínicas em aleitamento.
Abstract (EN): It´s well known, that exclusive breastfeeding is the best food for the children (World Health Organization, 2002). Health workers may have a positive influence in breastfeeding, however, also be a negative source of support by providing inconsistent, contradictory information and inadequate recommendations (Dykes, 2006; Hall Moran et al., 2007). The assessment of clinical competences and skills contribute for the direction of learning and promoting adequate professional training (Epstein & Hundert, 2002) Use of a structured tool of assessment can facilitate de identification of skills that need to be reinforced and this use should be considered by educator during the evaluation of clinical practice (Amaral et al., 2007). In order to find, analyze and compare validated instruments of clinical skills in breastfeeding, was performed a systematic review, in data bases PubMed, Scopus, Web of Science e Lilacs, all articles published till may of 2021, in spanish, portuguese and english. The criterion of inclusion was P (population): health workers, nurse students or medicine; I (intervention): use of an instrument of assessment of breastfeeding clinical skills or breastfeeding clinical competence; C (comparison): without comparison, O (outcome): a validated instrument. The exclusion criteria were articles that didn´t contain the description of the instrument used, that didn´t use a validated instrument and the ones that didn´t evaluate the clinical skills or clinical competence in breastfeeding. It was found four validated instruments, the CAPA questionnaire (Competencia na Atencia Primaria sobre aleitamento) , the BeSST (Breasfeeding Support Skills Tool), the ECoLa (Encuesta sobre conocimientos en lactancia) and EColaE (Encuesta sobre conocimientos en lactancia para enfermeira) (Gómez Fernández-Vegue & Menéndez Orenga, 2015; Lechosa Muñiz et al., 2020; Moran et al., 2004; Pol-Pons, RN IBCLC et al., 2016). The validated instruments of evaluation of clinical skills/ clinical competence in breastfeeding found presented appropriate psychometrics variables that indicate good reproducibility and can be useful tool for the assessment of these skills during clinical practice and of breastfeeding clinical competence.
Idioma: Português
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-30 às 16:58:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias