Resumo (PT):
O entendimento da Ciência da Informação como campo de estudo que integra todos
os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações, nas
diferentes áreas do conhecimento, foram objetos de estudo projeto. No projeto de pesquisa
foram analisados aspectos relevantes para a formação do profissional da informação na Era
Digital. Analisamos o Projeto Político Pedagógico de Universidades Públicas Brasileiras e a
sua matriz curricular considerando ementas, carga horária, eixo temático. O contexto da
sociedade da informação e a propagação do uso das tecnologias de informação e comunicação
demandam a necessidade do desenvolvimento de competências mínimas para a geração de
cidadãos autônomos na busca pelo conhecimento. O objetivo deste estudo é analisar, segundo
as informações obtidas, onde a formação se mostra mais adequada e eficaz para a preparação
de um profissional da informação bem qualificado, para isso, serão analisados aspectos
relevantes de selecionadas universidades nacionais, apontando características particulares de
cada curso. A pesquisa apresenta metodologia exploratória e analítica, com o objetivo de
investigar, com uma pesquisa de campo de maneira qualitativa, as ações que geram a
competência informacional nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como
resultados apresentamos alguns indicadores significativos para a formação do profissional da
Informação. Um dos principais desafios da educação na área da Ciência da Informação, é o
desenvolvimento de currículos que proporcionem uma formação alinhada com os desafios do
mercado global, sem deixar de se preocupar com a formação cultural e humanística dos
profissionais que atuam na área, neste contexto onde a tecnologia desempenha papel
fundamental na gestão da informação e produção de conhecimentos. O valor estratégico da
educação, ensino, e cultura apresenta-se como referência para a criação de modelos cognitivos
e pedagógicos capazes de dialogar com a constante mutação digital. Avanços nesses campos
funcionam como força motora de fundamental importância no redimensionamento do papel da
informação e do conhecimento em contribuir para com o desenvolvimento social, econômico e
de qualidade de vida de sua sociedade.
Abstract (EN):
The understanding of Information Science as a field of study that integrates all
phenomena related to the production, organization, dissemination and use of information, in the
different areas of knowledge, were the objects of project study. In the research project relevant
aspects for the formation of the information professional in the Digital Era were analyzed. We
analyzed the Pedagogical Political Project of Brazilian Public Universities and its curricular
matrix considering menus, workload, thematic axis. The context of the information society and
the spread of the use of information and communication technologies demand the need for the
development of minimum skills for the generation of autonomous citizens in the search for
knowledge. The objective of this study is to analyze, according to the information obtained,
where the training proves to be more adequate and effective for the preparation of a wellqualified
information professional, for this, relevant aspects of selected national universities
will be analyzed, pointing out particular characteristics of each course. The research presents
exploratory and analytical methodology, with the objective of investigating, with field research in a qualitative manner, the actions that generate the informational competence in the Library
and Information Science courses. As results we present some significant indicators for the
formation of information professionals. One of the main challenges of education in the area of
Information Science is the development of curricula that provide training in line with the
challenges of the global market, while being concerned with the cultural and humanistic training
of professionals working in the area, in this context where technology plays a key role in
information management and knowledge production. The strategic value of education,
teaching, and culture presents itself as a reference for the creation of cognitive and pedagogical
models capable of dialoguing with the constant digital mutation. Advances in these fields work
as a driving force of fundamental importance in the redimensioning of the role of information
and knowledge in contributing to the social, economic and quality of life development of its
society.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica