Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Formação e competências do profissional da informação na era digital

Formação e competências do profissional da informação na era digital

Título
Formação e competências do profissional da informação na era digital
Tipo
Capítulo ou Parte de Livro
Ano
2021
Autores
Paletta, Francisco Carlos
(Autor)
FLUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Moreiro-González, José Antonio
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciência da Informação
Outras Informações
Resumo (PT): O entendimento da Ciência da Informação como campo de estudo que integra todos os fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização de informações, nas diferentes áreas do conhecimento, foram objetos de estudo projeto. No projeto de pesquisa foram analisados aspectos relevantes para a formação do profissional da informação na Era Digital. Analisamos o Projeto Político Pedagógico de Universidades Públicas Brasileiras e a sua matriz curricular considerando ementas, carga horária, eixo temático. O contexto da sociedade da informação e a propagação do uso das tecnologias de informação e comunicação demandam a necessidade do desenvolvimento de competências mínimas para a geração de cidadãos autônomos na busca pelo conhecimento. O objetivo deste estudo é analisar, segundo as informações obtidas, onde a formação se mostra mais adequada e eficaz para a preparação de um profissional da informação bem qualificado, para isso, serão analisados aspectos relevantes de selecionadas universidades nacionais, apontando características particulares de cada curso. A pesquisa apresenta metodologia exploratória e analítica, com o objetivo de investigar, com uma pesquisa de campo de maneira qualitativa, as ações que geram a competência informacional nos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Como resultados apresentamos alguns indicadores significativos para a formação do profissional da Informação. Um dos principais desafios da educação na área da Ciência da Informação, é o desenvolvimento de currículos que proporcionem uma formação alinhada com os desafios do mercado global, sem deixar de se preocupar com a formação cultural e humanística dos profissionais que atuam na área, neste contexto onde a tecnologia desempenha papel fundamental na gestão da informação e produção de conhecimentos. O valor estratégico da educação, ensino, e cultura apresenta-se como referência para a criação de modelos cognitivos e pedagógicos capazes de dialogar com a constante mutação digital. Avanços nesses campos funcionam como força motora de fundamental importância no redimensionamento do papel da informação e do conhecimento em contribuir para com o desenvolvimento social, econômico e de qualidade de vida de sua sociedade.
Abstract (EN): The understanding of Information Science as a field of study that integrates all phenomena related to the production, organization, dissemination and use of information, in the different areas of knowledge, were the objects of project study. In the research project relevant aspects for the formation of the information professional in the Digital Era were analyzed. We analyzed the Pedagogical Political Project of Brazilian Public Universities and its curricular matrix considering menus, workload, thematic axis. The context of the information society and the spread of the use of information and communication technologies demand the need for the development of minimum skills for the generation of autonomous citizens in the search for knowledge. The objective of this study is to analyze, according to the information obtained, where the training proves to be more adequate and effective for the preparation of a wellqualified information professional, for this, relevant aspects of selected national universities will be analyzed, pointing out particular characteristics of each course. The research presents exploratory and analytical methodology, with the objective of investigating, with field research in a qualitative manner, the actions that generate the informational competence in the Library and Information Science courses. As results we present some significant indicators for the formation of information professionals. One of the main challenges of education in the area of Information Science is the development of curricula that provide training in line with the challenges of the global market, while being concerned with the cultural and humanistic training of professionals working in the area, in this context where technology plays a key role in information management and knowledge production. The strategic value of education, teaching, and culture presents itself as a reference for the creation of cognitive and pedagogical models capable of dialoguing with the constant digital mutation. Advances in these fields work as a driving force of fundamental importance in the redimensioning of the role of information and knowledge in contributing to the social, economic and quality of life development of its society.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Publicações Relacionadas

Do mesmo livro

Transdisciplinaridade nas ciências sociais e tecnologia: a questão das humanidades digitais (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Mucheroni, Marcos Luiz ; Paletta, Francisco Carlos; Modesto da Silva, José Fernando
Integração de aplicativos: estratégia, arquitetura e metodologia (2021)
Capítulo ou Parte de Livro
Paletta, Francisco Carlos
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-30 às 10:42:17
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital