Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Publicações » Visualização » Panorama artístico no século XVIII dos conventos franciscanos femininos em Braga : tópicos para uma abordagem

Panorama artístico no século XVIII dos conventos franciscanos femininos em Braga : tópicos para uma abordagem

Título
Panorama artístico no século XVIII dos conventos franciscanos femininos em Braga : tópicos para uma abordagem
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2009
Autores
Rocha, Manuel Joaquim Moreira da
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 169-176
III Seminário Internacional Luso-Brasileiro : Os franciscanos no mundo português : artistas e obras
Rio de Janeiro, 2008
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): D. Rodrigo de Moura Teles, arcebispo de Braga de 1704 a 1728, promoveu a fundação de conventos femininos da ordem franciscana, instituindo três casas, sediadas nas cidades de Braga, Guimarães e Chaves. Estas três unidades conventuais, juntam mais duas da mesma ordem existentes na cidade: o convento de Nossa Senhora dos Remédios, do séc. XVI, e o de Nossa Senhora da Conceição, de inícios do século XVII. Este trabalho articula a craveira mecenática do arcebispo, com o seu proteccionismo expresso à causa franciscana, e modo artístico desenvolvido por essas unidades conventuais. Artistas, obras e chaves de descodificação dos programas seguidos por essas unidades é o objectivo deste estudo, procurando, através das artes, desvendar o perfil do mecenas.
Abstract (EN): D. Rodrigo de Moura Teles, archbishop of Braga from 1704 to 1728, was responsible for promoting the foundation of female Franciscan convents, and instituted three buildings for religious communities in the towns of Braga, Guimarães and Chaves, in addition to two other Franciscan convents located in Braga: the 16th-century Convent of Nossa Senhora dos Remédios and the Convent of Nossa Senhora da Conceição dated from the early 17th century. This paper describes the correlation between the bishop’s patronage and his clear support to the Franciscan cause and religious art associated to these monasteries. It analyses the artists’ profiles, their work and the key elements that help to interpret the monasteries’ artistic production and, as a result, describe the character of this patron of the arts.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
2009MJMR 437.24 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Românico do Vale do Sousa (2008)
Livro
Rosas, Lúcia ; Rocha, Manuel Joaquim Moreira da ; Santos, Diana
O órgão do Mosteiro de Arouca : conservação e restauro do património musical (2009)
Livro
Rocha, Manuel Joaquim Moreira da ; Ferreira, Manuel Pedro ; Grenzing, Gerhard ; Melo, Ângela
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (2011)
Livro
Alves, Natália Marinho Ferreira; Rosas, Lúcia ; Rocha, Manuel Joaquim Moreira da ; Barros, Márcia
O foral de terra de Paiva marco de identidade (2013)
Livro
Rocha, Manuel Joaquim Moreira da
Madeira (2022)
Livro
Duarte, Alice ; Sousa, Ana Cristina; Arezes, Andreia; Queiroga, Francisco Reimão ; Rosas, Lúcia ; Rocha, Manuel Joaquim Moreira da; Barroca, Mário ; Homem, Paula Menino

Ver todas (45)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-29 às 22:28:09
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital