Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Investigadores da FMUP foram premiados nos EUA

Notícias gerais

Investigadores da FMUP foram premiados nos EUA

alterar visualização

«American College of Gastroenterology» distinguiu projetos inovadores

Miguel Mascarenhas

Um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) foi distinguido no ACG 2024 - Annual Scientific Meeting & Postgraduate Course, que decorreu entre 25 e 30 de outubro, em Filadélfia, nos EUA, numa iniciativa do American College of Gastroenterology (ACG).

Os investigadores da FMUP foram premiados por estudos inovadores que desenvolveram, na área da Gastrenterologia, em colaboração com instituições como a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a ULS São João e centros internacionais de referência nos EUA, Espanha e Brasil.

Um dos trabalhos deste grupo, na área da ecoendoscopia, foi distinguido com o ACG International Award e o Best Scientific Abstract.

Intitulado “Artificial Intelligence Driven Endoscopic Ultrasound for Detection and Differentiation of Pleomorphic Pancreatic Lesions: A Transatlantic Study”, este trabalho foi apresentado por Miguel Mascarenhas, professor da FMUP.

Trata-se, segundo o premiado, do “primeiro estudo a nível mundial sobre a deteção e diferenciação de lesões nodulares pancreáticas sólidas e císticas por meio desta técnica”.

O segundo trabalho focou-se na colangioscopia, apresentando o primeiro estudo multicêntrico para a deteção de estenoses biliares malignas, também por ecoendoscopia.

Ambos os trabalhos premiados foram conduzidos por Miguel Mascarenhas Saraiva e Francisco Mendes, sob coordenação de Guilherme Macedo.

“A distinção evidencia a interligação entre a Gastrenterologia e as novas tecnologias, nomeadamente a inteligência artificial, que se encontram em desenvolvimento acelerado”, reage Miguel Mascarenhas.

Os projetos sobre a anoscopia de alta resolução e endoscopia por cáspula receberam o prestigiado Presidential Poster Award em reconhecimento das “contribuições significativas para o diagnóstico colorretal e gastrointestinal”.

A equipa teve ainda a oportunidade de apresentar, na Sessão Plenária Presidencial, projetos na área hepatopancreatobiliar, partilhando com a comunidade médica internacional “os principais avanços dos estudos multicêntricos", destacando-se "a relevância destas tecnologias no diagnóstico avançado”.

De acordo com Miguel Mascarenhas, “a FMUP espera continuar a explorar estas sinergias com a sua nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, promovendo uma Medicina mais avançada e orientada para os melhores resultados clínicos possíveis”.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-12-10 às 12:18:37
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital