Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP organiza as III Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto

Notícias gerais

FMUP organiza as III Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto

alterar visualização

O evento decorre no dia 15 de junho

III Jornadas

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) volta a organizar as Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto. Esta iniciativa, que este ano cumpre a sua terceira edição, irá decorrer no dia 15 de junho, no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM-FMUP). As inscrições estão já disponíveis.

Estas jornadas, desenvolvidas no âmbito da formação pós-graduada de Reabilitação no Exercício e Desporto (RED), são presididas por Manuel Gutierres, especialista em Ortopedia, professor da FMUP e diretor deste curso de especialização.

Dirigidas a profissionais do desporto e fisiologistas do exercício, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, médicos de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Desportiva, entre outros, as III Jornadas de Medicina do Exercício e Desporto terão como principais temas o crossfit, a microbiota, a Lesão do Cruzado Anterior (LCA) e as novas tecnologias.

De acordo com o programa científico, as jornadas iniciam pelas 9h00 com uma mesa redonda que contará com a moderação de Helena Fernandes e com a participação de Pedro Pereira (Crossfit como treino integral), José Luís Carvalho (Os riscos do crossfit) e Rodrigo Queirós Machado, que dará o seu testemunho de praticante.

A segunda sessão será dedicada à nutrição, com intervenções de Cláudia Marques (Microbiota e saúde), Gabriela Ribeiro (Eixo intestino-cérebro) e Catarina Oliveira (Microbiota e performance). A moderação ficará a cargo de Conceição Calhau.

Após o almoço, Manuel Gutierres irá moderar a sessão que reúne Pedro Pessoa (Plastia do LCA adaptada ao nível competitivo do atleta), António Lóio e Diogo Gomes (Reabilitação do LCA adaptado ao nível competitivo do atleta) e ainda três atletas que partilharão as suas experiências.

Para a última mesa redonda estão previstas as intervenções de Rui Martins da Silva (A importância da crioterapia no séc. XXI), Nuno Xavier (Super Inductive System: ao serviço da reabilitação e performance) e Gisela Lima (Otimizar o treino em 20 min: EMS – Full Body), com moderação de Pedro Cantista.

No final das sessões, abrir-se-á espaço para a apresentação de comunicações livres.

Mais informações e inscrições disponíveis aqui.  

Programa das Jornadas

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-06-16 às 08:05:36
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital