Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » «Encyclopaedia of Palliative Care» será apresentada na FMUP

Notícias gerais

«Encyclopaedia of Palliative Care» será apresentada na FMUP

alterar visualização

Cerimónia está marcada para dia 12 de dezembro, às 18h00

  fachada CIM

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá receber, no próximo dia 12 de dezembro, às 18h00, a apresentação oficial da “Encyclopaedia of Palliative Care”.

Este livro, com um total de 964 páginas, pretende reunir diferentes tópicos da área dos Cuidados Paliativos, tendo sido concebido para um público mais vasto, que vai para além dos profissionais de saúde (designadamente médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais), incluindo também gestores de saúde e responsáveis pela implementação de políticas públicas.

Escrita no formato de enciclopédia, como o próprio título indica, esta obra apresenta os vários temas de uma forma “suficientemente clara e precisa, mas também sucinta e objetiva”, destinando-se igualmente a estudantes de diversas áreas do conhecimento. Entre os tópicos referidos estão, por exemplo, a ética, a legislação e a gestão em Cuidados Paliativos, para além de assuntos do foro psicológico e da espiritualidade e de questões do âmbito da Medicina e da Enfermagem.

Editada pela Almedina, a “Encyclopedia of Palliative Care” teve a coordenação de Rui Nunes, Francisca Rego e Guilhermina Rego, professores da FMUP, que irão protagonizar a sessão de abertura do evento, que irá decorrer na sala 4 do CIM-FMUP. Na apresentação , que acontecerá logo a seguir, irão participar Catarina Pazes, da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Paulo Maia, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Patrícia Coelho, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, e Giovanni Cerrulo, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Após o agradecimento aos autores, José Ferraz Gonçalves, da FMUP, terá a seu cargo a sessão de encerramento.

A FMUP, que recebe esta iniciativa, foi pioneira no ensino e na investigação em Cuidados Paliativos em Portugal, através da criação de formação pós-graduada a nível do 2º e do 3º Ciclos de Estudos (Mestrado em Cuidados Paliativos e Programa Doutoral em Cuidados Paliativos) que conferem conhecimentos, aptidões e competências cruciais nesta área.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-02-28 às 15:56:04
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital