Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » A FMUP comemora o Natal com Visitação à Ópera «As Bodas de Fígaro»

Notícias gerais

A FMUP comemora o Natal com Visitação à Ópera «As Bodas de Fígaro»

alterar visualização

Concerto está agendado para o dia 16 de dezembro, às 21 horas. Inscrições já abertas

Ópera

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) volta a ser palco de um concerto operático de Natal que convida à comunhão de toda a comunidade académica com a ópera, num convívio único. Esta iniciativa é aberta a todos os docentes, estudantes, técnicos e parceiros institucionais da FMUP e as inscrições estão já abertas.

Dando continuidade à parceria com a Ópera na Academia e na Cidade (OAC), a FMUP volta a reunir a Medicina e a Arte no palco do seu auditório, ao som de Wolfgang Amadeus Mozart. Depois de ter apresentado em outubro, inserido nas comemorações da Semana da FMUP 2023, o “Concerto para Clarinete em Lá maior, K. 622” e a “Sinfonia n.º 40 em Sol menor, KV. 550”, a OAC traz agora a palco a Visitação à Ópera “As Bodas de Fígaro”.

Traduzindo-se numa comédia cantada, “As Bodas de Fígaro” (em italiano Le Nozze di Figaro) é uma ópera bufa em quatro atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart, sobre libreto de Lorenzo da Ponte, com base na peça homónima Le Mariage de Figaro, de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais. Escrita entre 1785 e 1786, esta peça contribuiu para o declínio da reputação de Mozart devido à forte sátira de certos costumes da aristocracia. No entanto, é considerada por muitos a obra-prima do compositor austríaco.

A ação tem lugar em Sevilha, Espanha, alguns anos após os acontecimentos narrados em “O Barbeiro de Sevilha”, a ópera visitada no concerto de Natal da FMUP em 2022. Fígaro está noivo de Susanna e são ambos criados do Conde de Almaviva e da sua esposa Rosina. O Conde ameaça a felicidade dos noivos, mas a trama inverte-se de forma hilariante, concedendo o triunfo a Fígaro.

As personagens ganham vida pela mão de um elenco riquíssimo, acompanhado pela Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade sob a direção musical do maestro José Ferreira Lobo. A encenação está a cargo do italiano Alfonso De Filippis.

O concerto terá lugar no dia 16 de dezembro, às 21h00, no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM – FMUP). O evento é gratuito e está associado a uma campanha solidária. Todos os inscritos poderão contribuir com um donativo, que reverterá a favor da Responsabilidade Social da FMUP.

As inscrições são limitadas à lotação da sala e obrigatórias através do preenchimento do seguinte formulário.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-03-04 às 00:57:52
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital