A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) efetivou recentemente o seu segundo centro pluridisciplinar, num momento que foi assinalado, no dia 4 de outubro, com a tomada de posse de Rui Nunes enquanto diretor do novo Centro Pluridisciplinar de Bioética.
Na cerimónia, que decorreu na Sala dos Conselhos, Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, começou por congratular o trabalho desenvolvido por Rui Nunes e pela sua equipa no campo da bioética, revelando, por isso, ser este um “dia histórico para a Faculdade de Medicina com o lançamento deste novo e muito pioneiro Centro de Bioética”.
Após a assinatura formal do termo de posse, Rui Nunes proferiu um breve discurso, agradecendo a confiança que a FMUP e a Universidade do Porto demonstraram ao longo dos últimos 35 anos.
“Agradeço às duas instituições por acreditarem nas pessoas e por nos permitirem deixar concretizar estes sonhos, e este é um novo sonho que está agora a dar os primeiros passos”, afirmou Rui Nunes.
Constituído por 50 membros, o Centro Pluridisciplinar de Bioética torna-se assim, segundo as palavras do seu novo diretor, um dos três maiores da Europa. “Podem esperar de nós muita lealdade e muito trabalho”, vaticinou Rui Nunes, acrescentando ainda que espera ver este projeto “ganhar vida própria, para que exista independentemente dos seus intervenientes”.
Esta nova tomada de posse segue-se à formalização do Centro Pluridisciplinar de Simulação, que decorreu no passado mês de julho.