Dois trabalhos desenvolvidos por investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) ganharam Prémios no Congresso Internacional da European Respiratory Society (ERS), que decorreu em Milão, na Itália, entre os dias 9 e 13 de setembro, subordinado ao tema “Every breath counts”.
O projeto ConectAR recebeu o Prémio European Respiratory Society/European Lung Foundation (ERS/ELF) para “Best Abstract in Patient Centred Research”. A distinção foi entregue a Ana Sá-Sousa, da FMUP, como investigadora principal do projeto (na foto).
O trabalho, apresentado neste Congresso, tem como título “Co-creation of a self-learning programme for patients with asthma: patients’ and health professionals’ perspectives on the relevant topics”.
Patrocinado pela European Lung Foundation, este Prémio distingue o trabalho que demonstrou ser o exemplo mais efetivo e com mais impacto no envolvimento dos doentes na investigação médica. O ConectAR, que conta com a participação de vários investigadores FMUP/CINTESIS@RISE, tem financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
O outro trabalho distinguido neste evento internacional foi assinado por Tiago Jacinto, professor da FMUP, na categoria “Best Abstracts in Allied Health Professionals" com o trabalho "Weight associates positively with FeNO in adult females but not males in a large healthy population-based sample".
As principais conclusões indicam que “o peso parece estar mais associado do que a altura ao aumento do FeNO em mulheres adultas, o que aconselha a realização de mais estudos sobre a potencial relação entre inflamação tipo 2 e o aumento do tecido adiposo, no sexo feminino, e a evidência da forte influência da exposição passiva ao fumo do cigarro no FeNO, mesmo em não fumadores”.