Estão abertas as candidaturas à primeira edição da unidade de formação contínua «Imunoterapia e Imunomodelação», lecionada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
“A descoberta e uso de terapêuticas moduladoras da resposta imunológica têm sofrido uma evolução exponencial nas últimas décadas, com uma aplicabilidade de forma transversal em diferentes áreas da Medicina”.
Destinada a profissionais de saúde, esta nova formação visa melhorar a compreensão dos mecanismos de modulação imunológica e a aquisição de conhecimentos relativos às estratégias que promovem imunomodulação através do reconhecimento dos mecanismos imunológicos, dos alvos terapêuticos e da aplicabilidade clínica.
O curso encontra-se estruturado em três principais áreas, nomeadamente, mecanismos imunológicos e modulação imunológica com anticorpos monoclonais e pequenas moléculas, imunoterapia com alergénios e alvos terapêuticos para modulação imunológica e, por último, utilização dos biológicos como novos imunomoduladores nas doenças imuno-mediadas.
Lecionado em regime b-learning, o curso irá decorrer nos dias 11, 12 e 13 de maio. No final desta unidade de formação, é esperado que os participantes dominem conhecimentos relativos aos mecanismos base das terapêuticas que modulam o sistema imunológico, adquiram competências na identificação dos critérios para utilização de imunoterapia e terapêuticas imunomoduladoras e capacidade de aplicar os novos conhecimentos na sua atividade profissional.