Altamiro da Costa Pereira, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi recentemente condecorado com a Medalha Cruz de São Jorge, 1.ª classe, atribuída pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
A decisão de condecorar o diretor da FMUP partiu do Chefe do EMGFA, Almirante António Silva Ribeiro, que cessou funções no cargo no passado mês de fevereiro. De acordo com a informação obtida no Diário da República, a par de Altamiro da Costa Pereira, o despacho dá conta de mais duas dezenas de militares e outros quatro civis igualmente condecorados, entre os quais se inclui ainda Madalena Pimenta, docente da FMUP.
Criada há mais de vinte anos, a Medalha Cruz de São Jorge destina-se a galardoar os militantes e civis, nacionais ou estrangeiros, “que revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das forças armadas”.
Recorde-se que, recentemente, a Faculdade de Medicina da U.Porto celebrou dois acordos de cooperação institucional com o Hospital das Forças Armadas (HFAR).
Em novembro, a FMUP constituiu um acordo que visa “estabelecer a colaboração entre o HFAR e a FMUP no âmbito do Ensino, Investigação, Assistência e Inovação, constituindo-se como Centro Clínico Universitário D. Pedro V”. No passado mês de fevereiro, foi celebrado um novo protocolo de colaboração, desta vez na área da simulação clínica.