O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Altamiro da Costa Pereira, e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, assinam, nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 09h00, um novo Protocolo, na área da simulação clínica.
A cerimónia de assinatura do protocolo irá decorrer no Hospital das Forças Armadas (HFAR) – Centro Clínico Universitário D. Pedro V (no Salão Brigadeiro-general Rui Sousa), no Porto.
Na ocasião, o diretor da FMUP e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas farão duas breves alocuções sobre o significado e a importância desta colaboração.
A celebração deste protocolo surge na sequência do estabelecimento de um Acordo de Colaboração Institucional entre a FMUP e o HFAR, assinalado oficialmente no passado dia 30 de novembro, naquele estabelecimento hospitalar militar.
Este documento visa “estabelecer a colaboração entre o HFAR e a FMUP no âmbito da Ensino, Investigação, Assistência e Inovação, constituindo-se como Centro Clínico Universitário D. Pedro V”.
Além da possibilidade de utilização das instalações daquela instituição, nomeadamente para aulas do ensino pré-graduado da FMUP, este Acordo prevê também uma colaboração nas áreas da simulação clínica e da telemedicina.