Você está em: Início » Notícias » Davide Carvalho deu a Última Lição na FMUP

Notícias gerais

Davide Carvalho deu a Última Lição na FMUP

alterar visualização

Sessão assinalou a jubilação do Professor Associado com Agregação da Faculdade de Medicina

dc

Foi perante uma Aula Magna repleta de amigos, familiares, académicos, médicos e estudantes que, no passado dia 17 de janeiro, Davide Carvalho deu a sua última aula enquanto professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Intitulada “Gemidos da Alma e Soluços do Corpo – mensagens de um sistema regulador”, esta “Lição de Jubilação” assinalou o culminar de um percurso notável como professor universitário, além de médico endocrinologista e investigador de renome.

Antes da lição propriamente dita, Davide Carvalho reservou as primeiras palavras para múltiplos agradecimentos. “Quebrando o protocolo”, como o próprio afirmou, solicitou a quatro colegas presentes na plateia que se juntassem a ele para, em representação de cada um, recordar e agradecer a todos os colegas que o acompanharam desde os tempos da faculdade, bem como a todos os profissionais com quem trabalhou ao longos de dezenas de anos de prática clínica.

Seguiu-se então uma “viagem” pelo mundo da endocrinologia, a especialidade que acompanha a vida profissional de Davide Carvalho há mais de 35 anos. Ao longo de cerca de meia hora, o agora professor jubilado da FMUP apresentou uma introdução ao sistema endócrino, abordando as “mensagens do sistema muitas vezes esquecidas”, bem como os perigos do uso generalizado de produtos químicos para a humanidade.

A aula de Davide Carvalho não terminou sem antes projetar o que poderão ser as perspetivas futuras da área, nomeadamente, o desenvolvimento de novas estratégias e as modificações dietéticas e comportamentais, mas também “os desafios acarretados pela inteligência artificial e das potencialidades que podem ser aplicadas na medicina”.

A abertura da sessão ficou a cargo de Altamiro da Costa Pereira, que lembrou que esta é “uma celebração que a Faculdade tanto preza e que tantas memórias constituiu no passado da instituição”.

O diretor da FMUP comparou a Última Lição a um tributo àqueles que deram uma parte da sua vida profissional à Academia, sublinhando o papel de excelência que Davide Carvalho desempenhou em prol do ensino e da investigação “nesta casa”.

A sessão contou ainda com um breve discurso de Francisco Cruz, que aproveitou a sua alocução para falar sobre os seus primeiros tempos enquanto monitor na Faculdade de Medicina, recordando o importante apoio e a ajuda que Davide Carvalho prestou na fase em ele próprio iniciava o seu percurso na docência universitária.

“O Davide Carvalho teve uma carreira notável, da qual se pode orgulhar tanto na vertente de médico, como de professor e cientista”, destacou o subdiretor da FMUP.

Na qualidade de diretor do departamento de Medicina, Manuel Pestana teceu igualmente algumas palavras aludindo aos méritos do professor jubilado, sublinhando o seu prestígio pedagógico, científico e profissional, “que o dignificam não só a ele, como à própria instituição”, não sem antes terminar com uma menção ao “seu exemplo na relação que mantinha com todas as pessoas”.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2024-04-19 às 02:36:11
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital