Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP acolhe Workshop «Scientific Writing and Global Health»

Notícias

FMUP acolhe Workshop «Scientific Writing and Global Health»

alterar visualização

Iniciativa está marcada para 9 e 10 de fevereiro de 2023, no CIM-FMUP

saúde global

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá receber, nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2023, uma série de Workshops Científicos dirigidos a estudantes, professores, investigadores e profissionais de saúde interessados nas áreas abordadas.

A iniciativa, que terá lugar no Centro de Investigação Médica da FMUP, decorre no âmbito do EUGLOH - European University Alliance for Global Health, destinando-se a todos os interessados, nomeadamente académicos, profissionais de saúde e estudantes, bem como pessoas que trabalhem diretamente com populações vulneráveis, em saúde pública, em saúde internacional ou em sociologia.

O workshop Scientific Writing and Global Health centrar-se-á em quatro temas: “BMJ (British Medical Journal) Case Reports writing”, “Global Health case reports as advocacy tools”, “Education as a Determinant of Health” e “How to teach Global Health”. Estão previstas oito sessões no âmbito deste Workshop, duas sessões idênticas para cada um dos temas referidos.

No dia 9 de fevereiro, irão decorrer as sessões sobre os temas “BMJ (British Medical Journal) Case Reports writing” (9h00-11h00 ou 14h00-16h00) e “Global Health case reports as advocacy tools” (11h00-13h00 ou 16h00-18h00). Para o dia 10 de fevereiro, estão agendadas as sessões relativas aos temas “Education as a Determinant of Health” (9h00-11h00 ou 14h00-16h00) e “How to teach Global Health” (11h00-13h00 ou 16h00-18h00). Os interessados deverão escolher apenas uma sessão por tema, podendo assistir a duas sessões, uma de cada tema, na parte da manhã ou na parte da tarde, de forma consecutiva.  

A organização é de Rui Amaral Mendes e de Seema Biswas. Rui Amaral Mendes é investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/CINTESIS@RISE, professor adjunto de Medicina Oral e Maxilofacial na Case Western Reserve University e editor associado do BMJ Case Reports. Seema Biswas é editora-chefe do BMJ Case Reports há mais de uma década. É cirurgiã geral e investigadora com interesse particular nas áreas do Trauma e da Saúde Global.

Ambos têm colaborado na realização destes workshops, com iniciativas similares realizadas em Londres e em faculdades de Medicina da Austrália (Brisbane) e Índia (Vellore). De igual forma, têm sido realizados workshops em formato digital várias vezes por ano, dirigidos a colegas da Índia, Estados Unidos e Turquia, visando proporcionar um maior e melhor conhecimento por parte de potenciais autores sobre aquilo que é publicado e como publicar no BMJ CR.

Relativamente ao tema "BMJ (British Medical Journal) Case Reports writing, serão abordadas "a importância e relevância dos relatos de caso como instrumento de ensino clínico, recorrendo-se a exemplos do British Medical Journal para demonstrar a forma de incorporar os determinantes sociais de saúde na elaboração e redação dos relatos de caso, de forma a maximizar a sua relevância clínica".

“Cada vez mais profissionais de saúde e estudantes portugueses estão a escrever relatos de caso. Neste Workshop, iremos explicar o que o “BMJ Case Reports” procura e como aqueles devem ser escritos. Os potenciais autores podem trabalhar connosco nesses casos e colocar-nos questões diretamente”, referem os responsáveis.

No tema “Global Health case reports as advocacy tools”, o objetivo é que os participantes possam ver o que tem sido publicado e também possam escrever os seus próprios relatos de caso, com o auxílio dos preletores.

No tema “Education as a Determinant of Health”, visa-se lançar um olhar crítico sobre a saúde e a educação das crianças em idade escolar, mostrando como a educação é o mais importante determinante de saúde e progresso económico para os indivíduos e para os Estados”.

Quanto ao último tema, “How to teach Global Health”, pretende-se discutir sobre o que há de novo na educação para a saúde global e como que é possível aprender diretamente com os doentes.

As sessões irão decorrer de manhã e de tarde, na sala 1 do Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP. 

As inscrições estão encerradas. Caso queira integrar a lista de espera, envie um email para eventos@med.up.pt

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2022-08-31 I  Página gerada em: 2023-01-27 às 02:16:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias