Inês Nóbrega Costa Pimentel Castro, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi contemplada com a Bolsa Novos Talentos 2022, atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian.
“A atribuição desta bolsa significou uma pequena conquista e uma recompensa por todo o trabalho que tenho feito até agora, a um nível académico. Foi obviamente um motivo de orgulho e sinto-me muito feliz com a possibilidade de fazer parte desta equipa dos "novos talentos", reage.
A estudante premiada, que está atualmente a frequentar o 1º ano do Mestrado em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP, foi distinguida pelo seu mérito académico e não só. A comissão científica, responsável pela seleção, teve em conta a média das notas, o currículo, uma carta de motivação e cartas de recomendação, havendo também uma fase de entrevistas aos candidatos.
“Honestamente, ainda me sinto um pouco incrédula com toda a situação. É sempre estranho vermo-nos como um "novo talento", mas sem dúvida que este reconhecimento atribuído pela Gulbenkian, para além de ser uma excelente oportunidade, acaba por representar uma responsabilidade acrescida e espero estar à altura. Esta iniciativa oferece aos estudantes premiados as ferramentas e o apoio para perseguir os seus sonhos, a um nível profissional e académico”, confessa a nova bolseira.
Depois de ter concluído a licenciatura em Bioquímica no ano passado e de ter estagiado no i3S, Inês Castro escolheu o Mestrado em Medicina e Biologia Molecular da FMUP porque “vai ao encontro de todas as áreas das biomédicas que me interessam, desde a Biologia Molecular à Microbiologia, sendo um mestrado muito abrangente e interdisciplinar, com excelentes professores".
"Sinto que este Mestrado vai ser uma mais-valia na minha formação, que me irá permitir seguir investigação na área da Oncologia, que é o meu maior objetivo em termos profissionais e académicos atualmente. É, de certa forma, um meio para tentar realizar um sonho que tenho desde pequenina, que é conseguir fazer a minha parte e mudar o mundo para melhor”, conlclui.
A atribuição da Bolsa “Gulbenkian Novos Talentos” confere direito a um valor anual de, no mínimo, 2.500 euros, destinando-se ao prosseguimento dos estudos e servindo também como estímulo à investigação.
A estudante da FMUP terá ainda oportunidade de participar num “programa imersivo de enriquecimento de talento, com tutores de mérito reconhecido”, bem como de integrar “sessões de desenvolvimento pessoal em grupo”.
As Bolsas Gulbenkian Novos Talentos têm como objetivo “detetar e apoiar o talento de estudantes excecionais e estimular a sua iniciação à investigação”. Este ano foram selecionados 70 bolseiros de instituições do Ensino Superior de todo o país, incluindo a Universidade do Porto, em áreas como Biologia, Física, Química, Matemática, Humanidades e Ciências Sociais.