Você está em: Início » Notícias » Faculdade de Medicina da U.Porto transforma-se em «casa da música clássica»

Faculdade de Medicina da U.Porto transforma-se em «casa da música clássica»

Ópera na Academia e na Cidade abre ensaios à comunidade

foto concerto natal OAC 2021

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será a “casa” da Ópera na Academia e na Cidade (OAC) durante a próxima semana.

Ao longo de vários dias, a OAC derruba os muros entre arte e medicina e faz a sua residência artística no Auditório do CIM-FMUP, cujas paredes irão ecoar as magnas composições de Vivaldi, Piazzola e Beethoven.

Nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 19h30, ouviremos “As Quatro Estações” e “Quatro Estações Portenhas”. No dia 12 de maio, pela mesma hora, os sons serão os da Sinfonia nº 6 (Pastoral) e Concerto para Piano nº 3.

A comunidade académica, incluindo estudantes, professores, técnicos e colaboradores, poderá assistir aos ensaios e até mesmo integrar o elenco da Orquestra, se as suas competências musicais o permitirem. A entrada é livre.

De acordo com José Ferreira Lobo, maestro e diretor artístico da OAC, cada ensaio será precedido de uma sessão introdutória, que permitirá criar as pontes entre a arte e a ciência médica. Os músicos estarão também disponíveis para responder a questões e dúvidas desta plateia muito especial. Entre os solistas que atuam com a OAC estarão Rómulo Assis (Violino) e Lígia Moreno (Piano).

Esta parceria entre a FMUP e a OAC tem feito história, com a promoção de várias iniciativas em conjunto. O momento alto desta colaboração foi o Concerto de Natal da FMUP, com a interpretação, pela OAC/Movimento Musical Cooperativo, da “Visitação à Flauta Mágica” de Wolfgang Amadeus Mozart (na foto). Neste Concerto, participaram ativamente vários estudantes de Medicina da FMUP. Esta foi a primeira vez que a FMUP acolheu um projeto operático “dentro de portas”, tendo tido “casa cheia”.

A OAC tem estado igualmente presente nos principais momentos festivos da vida da Faculdade, como foram os casos do Dia da Graduação e da Semana da FMUP.

Mais informações: comunicacao@med.up.pt.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-25 às 04:30:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais