Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » FMUP recebe Conferência Internacional sobre Educação Médica

Notícias

FMUP recebe Conferência Internacional sobre Educação Médica

Evento está agendado para o dia 20 de maio

fachada CIM

O Auditório do CIM da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai receber, no próximo dia 20 de maio, a Conferência Internacional sobre Educação Médica. O evento, que conta com Rui Nunes, Ivone Duarte e Guilhermina Rego na Comissão Executiva, tem a chancela da FMUP, da Associação Portuguesa de Bioética e do CINTESIS

O ministro da Saúde do Brasil será um dos intervenientes nesta Conferência. Marcelo Queiroga irá falar, pelas 12h30, na Conferência de Abertura, subordinada ao tema “Educação Médica numa Cultura Global”, a seguir ao presidente da Associação Brasileira de Educação Médica, Nildo Alves Batista, que falará a partir das 11h45.

A cerimónia de abertura irá ocorrer mais cedo, pelas 9h15, devendo contar com a presença de diversas individualidades, entre os quais o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil, José Gallo, o vice-presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, Vasco Lemos, e o professor da FMUP e organizador da iniciativa, Rui Nunes.

Estão previstas duas sessões: a primeira, pelas 10h00, será sobre “Educação Médica, Desafios e Constrangimentos”, terá moderação de Ivone Duarte (FMUP) e participação de Carlos Robalo Cordeiro (diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Carlos Araújo (médico internista do Hospital Beatriz Ângelo) e Carlos Cortes (presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos).

Pelas 14h00, a segunda sessão, intitulada “Uma Nova Era para a Educação Médica – Desafios da Transição Digital”, será moderada por Guilhermina Rego (FMUP) e contará com as intervenções de Isabel Pavão Martins (diretora do Departamento de Educação Médica da FMUL), Henrique Cyrne de Carvalho (diretor do ICBAS), Henrique Martins (professor da Faculdade de Ciências da SAúde da Universidade da Beira Interior) e Ana Marreiros (vice-diretora da FMCN-UAlg e diretora da respetiva Unidade de Educação Médica). A comentar, estará Tiago Taveira-Gomes (FMUP). 

Joseph Thornton, da Universidade da Florida, fará a conferência de encerramento, cujo título é “Strengths and Weaknesses of Medical Education”. A sessão de encerramento deverá ocorrer pelas 16h30.

O encerramento será feito por João Fonseca (FMUP) e por Jeancarlo Cavalcante (vice-presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil).

A ficha de inscrição está disponível aqui.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-25 às 05:20:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais