Você está em: Início » Notícias » Equipa da FMUP vence Bolsa de Jovens Investigadores em Dor

Equipa da FMUP vence Bolsa de Jovens Investigadores em Dor

Projeto distinguido pela Fundação Grünenthal incide sobre a osteoartrose da anca e joelho

Foto Carlos Vaz, Daniela Santos, Fani Neto e Joana Ferreira-Gomes

Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebeu a Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2021, atribuída pela Fundação Grünenthal, o valor de 10 mil euros.

A Bolsa distingue o projeto de investigação “O papel dos microRNA146a e microRNA155 na Dor e Progressão da Osteoartrose”, desenvolvido por Daniela Oliveira (investigadora principal), Joana Ferreira-Gomes, Fani Neto e Carlos Vaz, da FMUP. Este projeto debruça-se sobre a osteoartrose da anca e joelho, uma doença comum, mas ainda pouco compreendida.

“O principal objetivo consiste em avaliar os níveis de expressão dos microRNA (miR146a e do miR155) na osteoartrose e correlacionar a sua expressão com a dor crónica e com o dano estrutural causado pela patologia”, explica Daniela Oliveira, que é também investigadora do CINTESIS.

Os investigadores pretendem saber se estes microRNA podem funcionar como futuros biomarcadores da osteoartrose. Atualmente não existem biomarcadores que auxiliem no diagnóstico precoce.

Outros objetivos do projeto passam por contribuir para a adaptação e validação portuguesa de instrumentos para avaliação da osteoartrose e explorar o componente neuropático desta patologia com recurso a quantitative sensory testing (QST).

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-08 às 13:53:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais