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Novas Unidades Curriculares da FMUP conjugam a Arte e a Arquitetura com a Saúde

Propostas formativas foram aprovadas no âmbito do InovPed

fmup

Já a partir deste ano letivo, os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mas também de outras unidades orgânicas, vão poder acrescentar duas novas Unidades Curriculares (UCs) às respetivas formações académicas. “Saúde, Bem-Estar e Arquitetura” e “Observar – da Arte à Clínica” são as duas UCs, com sede na FMUP, aprovadas no âmbito do “InovPed”, o concurso de ideias pedagógicas promovido pela U.Porto.

Com candidaturas abertas até 3 de dezembro, a formação “Saúde, Bem-Estar e Arquitetura” tem como finalidade contribuir para os objetivos relacionados com a saúde da população do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

A nova UC convida a olhar para a interseção da saúde e arquitetura, atentando no impacto dos espaços (in)salubres, públicos e privados na saúde, e promovendo diálogos entre estudantes, docentes e investigadores de arquitetura e medicina. “Globalmente, um quarto das mortes anuais está associado a fatores ambientais”, salientam as docentes responsáveis pela UC.

“Desde a escolha dos materiais de construção até ao desenho de espaços públicos, os médicos e os arquitetos podem ser importantes parceiros na promoção da saúde da população”, pode ler-se no programa que resulta de uma parceria com a Faculdade de Arquitetura da U.Porto.

“Usar a arte para melhorar a capacidade de observação e o diagnóstico clínico”, é o objetivo a que se propõe a outra nova UC da FMUP aprovada no mesmo concurso – “Observar – da Arte à Clínica”.

Introduzindo os estudantes às estratégias de pensamento visual e através da observação de obras de arte e de imagens provenientes de casos clínicos reais, bem como recorrendo a grupos de discussão e a uma oficina de desenho, “pretende-se desenvolver as capacidades de observação, descrição e análise dos estudantes, bem como capacitá-los para o pensamento crítico e trabalho em equipa”.

Lançado em 2018, o projeto “InovPed” visa promover a diferenciação da formação ao permitir que todos os estudantes possam frequentar unidades de formação multidisciplinares, lecionadas por docentes das várias faculdades da U.Porto.o

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