Você está em: Início » Notícias » FMUP celebra momento decisivo na vida dos futuros médicos

FMUP celebra momento decisivo na vida dos futuros médicos

Estudantes do 4.º ano do MMED impuseram um emblema da figura da Minerva

c3_2021

Mais de duas centenas de estudantes do 4.º ano do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) iniciaram este semestre a entrada nos anos clínicos do curso. O momento que se traduz numa nova e decisiva etapa do percurso académico serviu de tónica para a “Cerimónia do Ciclo Clínico”, realizada na passada sexta-feira, na Aula Magna.

Na presença de vários professores e regentes, a celebração culminou com uma oferta institucional inédita aos estudantes do curso – um emblema inspirado na Minerva, uma figura icónica da Faculdade de Medicina – mas também pelo juramento dos futuros médicos.

Neste juramento solene, os estudantes comprometeram-se, perante a comunidade, com os valores intrínsecos à prática da Medicina, como a dignidade humana e a competência profissional, na defesa intransigente dos doentes que vierem a ter “a honra de servir”.

Para os estudantes que iniciam agora o contacto clínico com os doentes, esta celebração é “muito especial” e representa um marco no percurso académico de cada um. “Conseguimos agora desvendar melhor o que é o mundo da medicina”, revelaram.

No discurso que iniciou a cerimónia, Dulce Madeira, diretora do MMED, partilhou um momento “muito especial” vivido enquanto estudante do 4.º ano. “Nesse ano, tive a primeira aula em frente a um doente e senti, naquele momento, que a minha vida tinha mudado”.

A professora da FMUP realçou a importância que representa para a formação médica destes estudantes “a prática clínica junto dos doentes, seja em enfermaria ou em consulta”.

Para o presidente da Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP), “ser estudante do ciclo clínico é afastarmo-nos dos livros e aproximarmo-nos das pessoas”. Henrique Moreira garantiu aos colegas que “não se vão esquecer da primeira vez que sentirem, da parte dessas mesmas pessoas, o olhar de esperança que a sua própria necessidade deposita em nós”.

Para o também estudante da FMUP, esta transição acarreta uma enorme responsabilidade, “em saber ouvir sem perder o foco, em ser racional não esquecendo a ética, em ser pessoal sem perder o sigilo”.

Na qualidade de representante local de Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), Rita Ribeiro referiu-se a um “dia importante e repleto de simbolismo, o qual representa o momento de colocar em prática tudo aquilo que sonhamos, aceitando, com sentido de responsabilidade e ética, o patamar para o qual passamos”.

Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, começou o seu discurso por recordar as memórias de algumas personalidades que deram o seu contributo à Faculdade e que partiram nos últimos tempos, assinalando o momento simbólico com um minuto de silêncio.

Apresentando o emblema inspirado na Minerva, Altamiro da Costa Pereira recordou aos estudantes que “é isto que se devem lembrar com este emblema: um médico é alguém que pode ajudar a orientar, a conduzir os vossos doentes, no sentido de uma regeneração.”

Num discurso marcado por várias mensagens de incentivo para o futuro, o professor e médico António Sarmento, em representação do Centro Hospitalar Universitário de São João, dirigiu-se aos estudantes do 4.º ano lembrando que “o vosso comportamento e a vossa atitude com os doentes é mais importante do que a cor da bata que vão envergar”.

“Não basta vocês gostarem da Medicina, têm de fazer por gostar e de cultivar esse amor pela nossa área todos os dias”, exortou antes do momento em que, de uma forma simbólica, cada estudante impôs o emblema da Minerva no pijama cirúrgico do colega.

A “C3 – Cerimónia do Ciclo Clínico 2021/2022” contou igualmente com as atuações das duas tunas – Tuna Feminina de Medicina do Porto e Tuna de Medicina do Porto –, do Grupo de Fados e do GATU – Grupo Amador de Teatro Universitário.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-08 às 14:09:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais