Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Estudantes de Medicina da FMUP com portas abertas em Omã

Notícias

Estudantes de Medicina da FMUP com portas abertas em Omã

Protocolo de colaboração entre a faculdade e o Hospital Internacional de Omã possibilita a realização de estágios aos estudantes de Medicina

fmup omã
Foto: OIH
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no âmbito do protocolo recentemente estabelecido com o Hospital Internacional de Omã, “cruzou oceanos” e marcou presença no Médio Oriente, com o primeiro estágio realizado por dois estudantes da instituição numa unidade hospitalar de Mascate.

Entre os dias 20 de setembro e 1 de outubro, José Paiva e Beatriz Bernardes, ambos a frequentar o último ano do Mestrado Integrado em Medicina, foram os dois primeiros estudantes da FMUP a realizarem um estágio nas valências de Cirurgia Geral e Ortopedia no Hospital Internacional de Omã, “num ambiente técnico e profissional muito avançado”.

Assinado em maio, o protocolo tem como “objetivo primordial garantir a diversificação de contextos e vivências clínicas, visando a aprendizagem com qualidades pedagógicas, das competências essenciais à prática clínica de excelência”, resume João Araújo Teixeira, professor da FMUP.

Na qualidade de coordenador responsável pela parceria com o hospital omani, João Araújo Teixeira reconhece a importância estratégica da articulação institucional com outras entidades “de reconhecido valor e prestígio”, nomeadamente a nível internacional, como é este exemplo com uma unidade de saúde do Médio Oriente.

No final do estágio de duas semanas, o balanço feito pelos dois estudantes não poderia ter sido melhor. “Foi uma experiência notável, dado o ambiente acolhedor, as aprendizagens com o pessoal médico profissional e o sentimento de familiaridade que pairava entre todos”, resume José Paiva, que admite ter ficado “impressionado com a simplicidade e a hospitalidade do povo omani”.

Já para Beatriz Bernardes, “o país é simplesmente deslumbrante e as pessoas foram extremamente simpáticas”. A jovem estudante destacou a disponibilidade de todos os profissionais, que contribuíram para que esta fosse “uma das melhores experiências desde que ingressei em Medicina”.

Com a duração de 15 dias na modalidade rotacional em cada período estabelecido, o protocolo permite que os estudantes realizem um estágio opcional nas disciplinas de Cirurgia Geral/ Bloco Operatório, Ginecologia e Obstetrícia e Ortopedia/ Artroscopia, sem quaisquer custos financeiros associados.

O próximo “embarque” rumo a Omã de novos dois estudantes da FMUP deverá ocorrer no final de outubro.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-23 às 19:09:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais