Você está em: Início » Notícias » Ensino Clínico - Comunicado conjunto FMUP e CHUSJ

Ensino Clínico - Comunicado conjunto FMUP e CHUSJ

Publicado no dia 10 de setembro de 2021

As duas instituições reconhecem que o ensino clínico do MMED ministrado pela FMUP no CHUSJ, desde o 3.º ao 6.º ano, é fundamental para a formação pré-graduada dos futuros médicos. Contudo, ambas reconhecem que a situação atual da pandemia por COVID-19 implica ainda algumas limitações de forma a garantir a segurança dos estudantes, profissionais de saúde e doentes.

Assim, as duas instituições concordam que, para mitigar o risco de transmissão de infeções, durante o 1.º semestre do ano letivo de 2021-2022, as aulas práticas de cariz clínico, ministradas no CHUSJ, deverão reger-se pelas seguintes normas:

1. Cumprimento rigoroso, por parte dos estudantes e seus orientadores, das recomendações emanadas pela DGS e pela Task-Force da UP.
  1. Cumprimento rigoroso, por parte dos estudantes e seus orientadores, das normas constantes dos Planos de Contingência da FMUP e do CHUSJ.
  1. A FMUP deve solicitar a todos os estudantes a apresentação de Certificado Digital COVID, sem o qual não poderão contactar com doentes do CHUSJ. Este apresenta três possibilidades: Certificado Digital de Vacinação (que deverá ser a prioridade), Certificado Digital de Teste e Certificado Digital de Recuperação, tal como descrito na Orientação 007/2021 da DGS.
  1. Para as aulas práticas os estudantes deverão usar uma farda específica, que deverá ser vestida no edifício da FMUP, antes de entrarem no CHUSJ.
  1. É permitido aos estudantes frequentar as áreas de internamento, consulta externa, hospital de dia, unidades de cuidados intensivos/intermédios e serviço de urgência, sob orientação dos docentes. Não é permitido o acesso ao bloco cirúrgico.
  1. Como norma geral é recomendável que o número de estudantes que, num dado momento, se encontra a observar um mesmo doente não seja superior a dois. Não obstante, cada subgrupo de estudantes poderá ter aulas práticas em simultâneo nas áreas clínicas supracitadas, distribuindo-se por várias salas/enfermarias/unidades.

Este conjunto de recomendações acordadas entre a FMUP e o CHUSJ poderão vir a ser revistas, face à evolução da situação epidemiológica da pandemia.

Agradece-se a colaboração dos profissionais e estudantes para que a formação dos futuros médicos, partilhada por estas duas instituições, possa manter a elevada qualidade que a caracteriza.

Porto, 1 de setembro de 2021

Altamiro da Costa Pereira
Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Fernando Araújo