Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Ensino Clínico - Comunicado conjunto FMUP e CHUSJ

Notícias

Ensino Clínico - Comunicado conjunto FMUP e CHUSJ

Publicado no dia 10 de setembro de 2021

As duas instituições reconhecem que o ensino clínico do MMED ministrado pela FMUP no CHUSJ, desde o 3.º ao 6.º ano, é fundamental para a formação pré-graduada dos futuros médicos. Contudo, ambas reconhecem que a situação atual da pandemia por COVID-19 implica ainda algumas limitações de forma a garantir a segurança dos estudantes, profissionais de saúde e doentes.

Assim, as duas instituições concordam que, para mitigar o risco de transmissão de infeções, durante o 1.º semestre do ano letivo de 2021-2022, as aulas práticas de cariz clínico, ministradas no CHUSJ, deverão reger-se pelas seguintes normas:

  1. Cumprimento rigoroso, por parte dos estudantes e seus orientadores, das recomendações emanadas pela DGS e pela Task-Force da UP.
  1. Cumprimento rigoroso, por parte dos estudantes e seus orientadores, das normas constantes dos Planos de Contingência da FMUP e do CHUSJ.
  1. A FMUP deve solicitar a todos os estudantes a apresentação de Certificado Digital COVID, sem o qual não poderão contactar com doentes do CHUSJ. Este apresenta três possibilidades: Certificado Digital de Vacinação (que deverá ser a prioridade), Certificado Digital de Teste e Certificado Digital de Recuperação, tal como descrito na Orientação 007/2021 da DGS. 
  1. Para as aulas práticas os estudantes deverão usar uma farda específica, que deverá ser vestida no edifício da FMUP, antes de entrarem no CHUSJ. 
  1. É permitido aos estudantes frequentar as áreas de internamento, consulta externa, hospital de dia, unidades de cuidados intensivos/intermédios e serviço de urgência, sob orientação dos docentes. Não é permitido o acesso ao bloco cirúrgico.
  1. Como norma geral é recomendável que o número de estudantes que, num dado momento, se encontra a observar um mesmo doente não seja superior a dois. Não obstante, cada subgrupo de estudantes poderá ter aulas práticas em simultâneo nas áreas clínicas supracitadas, distribuindo-se por várias salas/enfermarias/unidades.

Este conjunto de recomendações acordadas entre a FMUP e o CHUSJ poderão vir a ser revistas, face à evolução da situação epidemiológica da pandemia.

Agradece-se a colaboração dos profissionais e estudantes para que a formação dos futuros médicos, partilhada por estas duas instituições, possa manter a elevada qualidade que a caracteriza.

 

Porto, 1 de setembro de 2021

Altamiro da Costa Pereira
Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Fernando Araújo
Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-27 às 15:38:23 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais