Você está em: Início » Notícias » YES Meeting volta a ser o ponto de encontro da Ciência universitária

YES Meeting volta a ser o ponto de encontro da Ciência universitária

De 16 a 19 de setembro, o congresso vai contar com a participação de mais de 600 jovens investigadores e renomeados cientistas

yes meeting
Foto: YES Meeting

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) volta a ser o palco principal do mais antigo congresso universitário nas áreas biomédicas, em Portugal. Entre os dias 16 e 19 de setembro, o Young European Scientist Meeting (YES Meeting) será o ponto de encontro para mais de 600 participantes internacionais e renomeados cientistas, incluindo dois Prémio Nobel.

Ao longo de quatro dias, os jovens investigadores vão ter a oportunidade de assistir a diversas sessões em seis áreas científicas, nomeadamente, Neonatologia, Sexualidade, Biotecnologia, Biologia Molecular, Neurociências e Cirurgia, mas também a possibilidade de apresentarem os seus trabalhos de investigação.

Um dos principais destaques da atual edição é a participação de Michael Houghton e Harvey Alter, dois dos três cientistas galardoados com o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina (2020), responsáveis por terem descoberto o vírus que provoca a hepatite C. A palestra com os investigadores que “tiveram uma contribuição decisiva para enfraquecer a hepatite transmitida pelo sangue” irá decorrer no dia 19, às 15h00.

E se a pandemia obrigou a reformular a o último YES Meeting, a presente edição tem como uma das particularidades contar com a presença de uma das muitas figuras que estiveram envolvidas no desenvolvimento da vacina contra a COVID-19. A virologista neerlandesa Hanneke Schuitemaker, diretora do programa de descoberta de vacinas virais e medicina translacional da Janssen Vaccines & Prevention, irá partilhar, no dia 19, às 9h00, como decorreu todo o processo de desenvolvimento da vacina e que aprendizagens podem ser aproveitadas para futuras terapêuticas.

Inteiramente organizado por estudantes da FMUP, o YES Meeting possibilita que cerca de 130 universitários apresentem os seus trabalhos de investigação nas áreas biomédicas, em sessões de posters, sessões paralelas e numa sessão plenária, aos quais serão atribuídos um total de sete mil euros em prémios de incentivo.

No programa dedicado à ciência, consta ainda a Breakthrough Competition, um projeto focado na criação de uma “ideia tecnológica original, inovadora e exequível” para a solução de problemas relacionados com doenças humanas, e uma competição clínica visando o treino do raciocínio clínico, no qual os futuros médicos poderão colocar em prática os seus conhecimentos.

“Rede mundial de jovens investigadores”

“Todos os anos, os objetivos do congresso passam por contribuir para a formação científica dos estudantes, ao fomentar a investigação pré-graduada, revela João Filipe Silva, presidente da comissão organizadora.

Para o estudante do último ano de Medicina da FMUP, “a construção de uma rede mundial de estudantes que partilhem os mesmos interesses pela investigação e pelas ciências biomédicas é outra das mais-valias do congresso”, possível devido à participação de jovens investigadores de todo o mundo.

Descobrir novas técnicas e… a cidade do Porto

O programa do YES Meeting integra também mais de 50 workshops, em que é dada a oportunidade de os participantes praticarem suturas, corrigirem fraturas da coluna em modelos reais, percorrerem algumas das etapas do processo de investigação forense ou praticarem os cuidados de trauma pré-hospitalar, entre muitos outros.

A par das atividades científicas, os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o património histórico e cultural da cidade do Porto, através de um programa que os levará a locais como a Casa da Música, a Torre dos Clérigos ou as Caves do Vinho do Porto.

A 16.ª edição do YES Meeting arranca na próxima quinta-feira, 16 de setembro, com a tradicional sessão solene de abertura. O momento contará com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, e Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-24 às 09:37:31 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais