Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Notícias » Professores da FMUP nomeados para o Conselho Nacional de Ética

Notícias

Professores da FMUP nomeados para o Conselho Nacional de Ética

Rui Nunes e Miguel Ricou são dois dos novos membros designados para o próximo mandato do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida

ética_sg

Rui Nunes
e Miguel Ricou, professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, integram o lote dos novos membros designados para integrar o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV).

A tomada de posse dos dois professores da FMUP decorreu no passado dia 21 de julho, na Assembleia da República (AR). Além de Rui Nunes, designado pelo Conselho Médico-Legal do Instituto Nacional de Medicina Legal, e de Miguel Ricou, designado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, o CNECV integra outros 19 especialistas de diversas áreas científicas.

Criado em 1990, este órgão consultivo independente, que funciona desde 2009 junto da Assembleia da República, tem como missão “analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida”.

Constituído por seis personalidades eleitas pela AR, este conselho nacional integra também dez elementos designados por diversas entidades e pelas ordens profissionais, e outras três figuras de “reconhecido mérito científico nas áreas da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida” e duas pessoas de “reconhecido mérito científico nas áreas do direito, da sociologia ou da filosofia”, todas designadas por resolução do Conselho de Ministros.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-23 às 16:48:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais