Saltar para:
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Você está em: Início » Notícias » Medicina esteve à mostra na Universidade do Porto
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Medicina esteve ''à mostra'' na Universidade do Porto

A primeira edição virtual da Mostra da U.Porto decorreu de 27 a 29 de maio

mostra 2019
Mostra da U.Porto 2019
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) voltou a marcar presença na Mostra da Universidade do Porto, este ano, pela primeira vez, realizada em formato online. Entre os dias 27 a 29 de maio, os futuros estudantes universitários, mas também as respetivas famílias, professores, psicólogos escolares ou estudantes graduados foram convidados a conhecer, à distância de alguns cliques, o ambiente académico e científico que os espera na Faculdade de Medicina.

Para os três dias do evento, a FMUP preparou um ciclo de palestras especiais sobre diferentes temas relacionados com a Medicina. No stand digital, disponível em mostra.up.pt, os visitantes puderam assistir às conversas sobre "Segurança das vacinas: vigiar é o melhor remédio" (Inês Vaz), "Do curso de Medicina a docente e médica" (Marta Canha), "Comportamentos aditivos: do uso ao abuso (Canábis)" (Manuel Gonçalves Pinho), "Simulação em Medicina" (Abel Nicolau), "Desinformação e Saúde na pandemia por COVID-19" (José Paulo Andrade), "Saúde mental na crise pandémica: prevenir ou remediar?" (Miguel Ricou) e "Como bate o meu coração" (Raquel Moreira).

No auditório principal do evento, a FMUP esteve representada em três das sessões preparadas para cada um dos dias da Mostra. Na quinta-feira, às 15h45, Rui Nunes, professor da FMUP e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, falou sobre a "Ética em tempos de pandemia". No dia seguinte, às 12 horas, o tema "Aneurisma da Aorta Abdominal" esteve em discussão, com a presença de Armando Mansilha, cirurgião vascular e professor da FMUP. No último dia (29 de maio), também às 12 horas, foi a altura de se falar sobre como a medicina foi levada ao limite durante o período da COVID-19, com o testemunho de Roberto Roncon Albuquerque, médico intensivista e professor da Faculdade de Medicina.

No dia 28 de maio, a FMUP, em colaboração com a Associação de Estudantes (AEFMUP), organizou uma sessão em direto, via Zoom, para dar a conhecer a Faculdade pela "mão" dos próprios estudantes de Medicina.

Durante a presente edição da Mostra da U.Porto, os visitantes tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma aula aberta de Anatomia e de Simulação Médica. Para os que quiseram começar já a testar os seus conhecimentos em Medicina e em saúde, existiu um quiz online. Com o objetivo de obter esclarecimentos sobre o Mestrado em Medicina, bem como sobre os vários cursos de pós-graduação da FMUP, esteve disponível, durante os três dias, um chat para colocar dúvidas específicas ao Serviço Académico.

E porque a vivência académica estende-se para lá dos anfiteatros e das salas de aula, a FMUP deu também a conhecer alguns dos grupos académicos da Faculdade, como as Tunas Masculina e Feminina, o Grupo de Fados e o Grupo de Teatro.

A (primeira) experiência pela FMUP ficou completa com a navegação pelo stand digital, onde estiveram disponíveis fotografias das aulas, das iniciativas e da vida académica, mas também com vídeos de apresentação da faculdade e dos espaços mais icónicos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-25 às 08:22:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais