Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » Professor da FMUP assume gestão de revista de referência em Patobiologia
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Professor da FMUP assume gestão de revista de referência em Patobiologia

Fernando Schmitt é o novo editor-in-chief da Pathobiology

Fernando Schmitt_sigarra

Fernando Schmitt
, professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é o novo editor-chefe da revista internacional Pathobiology: The Journal of Translational Pathology.

"Sinto-me verdadeiramente honrado por ter sido selecionado para assumir esta posição e fazer da Pathobiology a revista de patologia translacional", admite o investigador da FMUP, que iniciou as novas funções no início do ano.

No editorial que assina em janeiro, o investigador afirma o objetivo de fazer com que a revista "represente o trabalho e a investigação que está a ser desenvolvida em todas as regiões do mundo". Fernando Schmitt destaca, em particular, a importância das "questões essenciais para os pacientes não só dos países desenvolvidos, como também dos países em desenvolvimento".

A equipa liderada pelo investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde vai ter a missão de divulgar as melhores práticas de patologia e de investigação básica e clínica. "Convidamos os colegas que trabalham em outras áreas como a oncologia médica, a radiologia e a radio-oncologia a também submeterem os seus artigos de investigação", conclui Fernando Schmitt.

Criada originalmente em 1938 com o nome Schweizerische Zeitschrift für allgemeine Pathologie und Bakteriologie, a revista internacional sofreu várias alterações ao longo dos anos, até ter adotado, em 1990, a designação atual.

Natural de Rio Grande do Sul (Brasil), mas a trabalhar em Portugal há mais de 25 anos, Fernando Schmitt dedica-se essencialmente ao estudo do cancro da mama e da citopatologia molecular. O reconhecido especialista internacional é autor de centenas de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais e de cinco livros editados, além de já ter proferido mais de meio milhar de comunicações em encontros pelos cinco continentes.

A par da atividade enquanto professor associado, na FMUP, o investigador brasileiro é também o responsável pela Unidade de Patologia Molecular no IPATIMUP, presidente da International Society of Breast Pathology (ISBP) e secretário-geral da International Academy of Cytology (IAC).

Em novembro de 2022, Fernando Schmitt vai presidir ao Congresso Internacional de Citologia, que será realizado em Baltimore, nos Estados Unidos.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-01-22 às 08:04:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais