Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » Professores da FMUP coordenam o livro Medicina Geral e Familiar
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Professores da FMUP coordenam o livro ''Medicina Geral e Familiar''

Obra reúne, pela primeira vez, contributos de oito escolas médicas

Livro Paulo Santos

Os professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) Paulo Santos e Alberto Hespanhol, juntamente com Luiz Santiago (FMUC), coordenam o livro intitulado “Medicina Geral e Familiar”, agora lançado pela editora Almedina.

A apresentação pública irá decorrer online, no próximo dia 15 de janeiro, pelas 21h30, estando confirmadas as intervenções de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, entre outras personalidades.

Tendo como principais destinatários os médicos de Medicina Geral e Familiar e estudantes de pré-graduação e de pós-graduação, esta obra junta, pela primeira vez, os contributos de 24 especialistas de oito escolas médicas portuguesas. Entre estes, contam-se também os professores da FMUP Luciana Couto, Luísa Sá e Tiago Taveira Gomes.

Ao longo de 14 capítulos, os autores explicam conceitos básicos da Medicina Geral e Familiar (MGF) e contam a evolução da especialidade em Portugal.  A importância da pós-graduação, a consulta médica, a comunicação clínica, a capacitação dos doentes, a relação médico-doente, a ética em MGF, os registos clínicos, a abordagem preventiva, a doença crónica, o planeamento e a avaliação dos resultados em saúde são outros temas em destaque.

O essencial sobre a especialidade, em português

Considerada como um verdadeiro marco, esta é a primeira obra em português a estruturar e a sistematizar o conhecimento relativo a esta especialidade médica generalista criada com a fundação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e fundamental para a evolução que se verificou na saúde dos portugueses.

“Até aqui, a literatura era, sobretudo, de origem anglo-saxónica. Esta é a primeira vez que se reúne o fundamental sobre a especialidade num único livro e em língua portuguesa. Será um instrumento poderoso de ensino e de aprendizagem”, diz Paulo Santos, um dos coordenadores desta publicação.

Para o responsável, esta é também uma oportunidade para consolidar um novo ciclo da Medicina Geral e Familiar, cujo paradigma se distingue do paradigma clássico. “Há uma grande diferença entre um modelo hospitalocêntrico, centrado no episódio de doença e ainda muito enraizado, e um ambiente do ambulatório, muito mais centrado na pessoa. É esta perspetiva holística do modelo biopsicossocial que nós adotámos como própria da Medicina Geral e Familiar”, explica.

Por ser lançado em plena pandemia, não falta, neste livro, uma reflexão sobre o modo como a COVID-19 interfere, necessariamente, na organização dos serviços de saúde e na readequação das prioridades de saúde.

A obra tem prefácio de Alexandre Sousa Pinto, Professor Catedrático reformado da FMUP e precursor do ensino da especialidade na universidade, mediante a criação do antigo Departamento de Clínica Geral.

Para Sousa Pinto, este livro é “a cristalização do impulso que temos desde o princípio da nossa espécie para ajudar outros humanos”, tendo sido “concebido para ajudar os médicos de Medicina Geral e Familiar a ajudar os seus pacientes”.

O livro já se encontra em pré-venda. Mais informações no site da editora: https://www.almedina.net/medicina-geral-e-familiar-1608018679.html.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-01-17 às 15:23:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais