Notícias
Professor da FMUP apresenta exposição no Porto sobre a perceção do rosto
Trabalhos fotográficos de José Paulo Andrade expostos até 12 de dezembro, na PB27 Gallery

Foto: IPCI
O projeto fotográfico que tem como tema a perceção e a auto-perceção, da autoria de
José Paulo Andrade, professor da
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é um dos trabalhos incluídos na
exposição "Alegria Lab", patente até 12 de dezembro na PB27 Gallery, no Porto.
Inspirado pelo deus romano de duas faces – Janus – o projeto do professor da unidade curricular de Anatomia, na FMUP, apresenta vários dípticos com o seu próprio retrato, em que se observam um conjunto de ilusões de ótica relacionadas com a perceção.
Com o objetivo de "estudar os princípios básicos da perceção e as técnicas modernas de neuroimagem", que, segundo o autor, "demostram que o reconhecimento de rostos depende de várias áreas do cérebro", José Paulo Andrade realizou dezenas de ensaios a partir do seu autorretrato.
"Os olhos e a boca são submetidos a uma análise imediata e profunda. De forma que podemos identificar, por exemplo, a presença de rostos assustadores ou ameaçadores, algo que o nosso cérebro pode perceber como potencialmente negador da nossa sobrevivência, o que põe em destaque as capacidades inatas de cognição social", pode ler-se na descrição do projeto fotográfico.
A exposição, que pretende "mostrar diferentes caminhos da fotografia", reúne uma seleção de projetos finais do Master de Fotografia Artística do Instituto de Produção Cultural e Imagem.
Contudo, esta não é a primeira incursão de José Paulo Andrade no mundo das artes, ele que já possui um vasto currículo no campo da fotografia, tendo participado em várias exposições com o coletivo "Pescada n. º5", em Coimbra, ModusdeVer, no Porto, além de numerosas exposições individuais.