FMUP
Hoje é domingo
Você está em: Início » Notícias » Professor da FMUP vence prémio da Ordem dos Médicos

Esqueceu-se da senha?

Professor da FMUP vence prémio da Ordem dos Médicos

André Moreira propõe um método inovador para melhorar o tratamento de doentes com asma

am

Um trabalho de investigação clínica coordenado por André Moreira, professor e investigador da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi distinguido com o "Prémio Banco Carregosa/SRNOM", no valor total de 20 mil euros.

O trabalho, publicado em três artigos originais, mostrou que é possível melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma através de biomarcadores no ar exalado (expirado), o que poderá ajudar a definir um tratamento mais personalizado para os doentes.

"O objetivo comum aos três artigos foi desenvolver e validar um método não invasivo de avaliação clínica relacionada com o diagnóstico, fenotipagem e endotipagem de asma", esclarece André Moreira, médico do Centro Hospitalar Universitário de São João e investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Segundo o autor premiado, a identificação dos biomarcadores pode ajudar a superar a "falta de abordagens seguras e eficazes para a prevenção primária ou secundária da asma, que possam ser utilizados precocemente".

O trabalho galardoado intitula-se "Development and validation of exhaled breath biomarkers to identify and endotype asthma in children and adults".

Criado em 2015, o galardão atribuído pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) tem como finalidade apoiar e incentivar a investigação científica na área clínica, em Portugal. A 4ª. edição do prémio distinguiu, com duas menções honrosas, os investigadores João Lobo e Ana Catarina Fonseca.

A entrega de prémios decorreu na passada quinta-feira, numa cerimónia realizada no salão nobre da SRNOM e que contou com a presença de Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro de Portugal.

Copyright 1996-2020 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-11-29 às 07:32:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais