Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » FMUP assinala Dia Mundial da Alimentação com ciclo de conferências
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

FMUP assinala Dia Mundial da Alimentação com ciclo de conferências

A alimentação em tempos de pandemia estará em debate de 12 a 27 de outubro

Dia Mundial da Alimentaçao


A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), vai promover, de 12 a 27 de outubro, um ciclo de conferências sobre o impacto da alimentação na saúde. Este ciclo, que visa assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), reveste-se de especial importância face aos desafios colocados pela atual pandemia de COVID-19.

O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar o público em geral e as crianças em idade escolar em particular para a necessidade de fazer uma alimentação saudável. Em discussão estarão, por exemplo, as causas e as consequências de uma alimentação pobre e da insuficiência alimentar em tempos de pandemia, mas também as perturbações do comportamento alimentar e a relação entre a alimentação e uma série de doenças.

Os especialistas convidados irão explicar também o papel da nutrição no combate a infeções, a influência das escolhas nutricionais na microbiota intestinal e na COVID-19, a relação entre o sedentarismo em tempos de confinamento e o aumento da obesidade.

As sessões destinadas ao público em geral decorrerão online e serão transmitidas também para países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente para Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde ( Folheto Público).

Haverá também conferências especialmente destinadas a docentes, investigadores e estudantes do ensino superior da área das ciências da saúde ( Folheto Científico). Entre os temas a abordar incluem-se os alimentos funcionais, a segurança nutricional, a prevenção da obesidade e a relação entre a alimentação e uma série de doenças, da diabetes ao cancro.

Nesta iniciativa participarão médicos, docentes e investigadores da FMUP, do CNC e de várias instituições nacionais, bem como especialistas de vários países. Kanthi Kiran Kondepudi e Mahendra Bishnoi, ambos do National Agri-Food Biotechnology Institute (NABI), na Índia, e Elisabet Borsheim, da Universidade do Arkansas, nos EUA, são alguns dos nomes já confirmados.

Mais informações e inscrições através dos endereços de e-mail cpereira@fmed.uc.pt (Cláudia Pereira), ecarvalh@cnc.uc.pt (Eugénia Carvalho) e raqsoa@med.up.pt (Raquel Soares).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-10-22 às 11:04:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais