Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » Professora da FMUP coordena obra sobre casos clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

Professora da FMUP coordena obra sobre casos clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental

Manual resulta da colaboração entre vários internos de Psiquiatria e teve início nas sessões preparação para a PNA

LF

Foi escrito a pensar nos estudantes de Medicina e nos profissionais da especialidade ou com interesse na área. "Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental" é o título da obra coordenada por Lia Fernandes, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do CINTESIS, e que pretende ser um manual de grande utilidade para toda a classe médica.

A ideia do livro surgiu então no contexto da preparação dos finalistas de Medicina da FMUP para a Prova Nacional de Acesso (PNA). "A reformulação do tão conhecido exame de acesso à formação médica especializada está agora assente no raciocínio e na resolução de casos clínicos", reconhece Lia Fernandes.

"Atualmente, o exercício da Psiquiatria e Saúde Mental implica inevitavelmente a perceção da globalidade do ser humano", esclarece a médica e membro do Conselho Executivo da FMUP, para quem o exercício da Psiquiatria "nunca se poderá reduzir simplesmente ao tratamento de doenças do cérebro."

A partir da análise de várias dezenas de casos clínicos, a obra pretende contemplar assim uma verdadeira interceção do conhecimento nas áreas da Psiquiatria e Saúde Mental. Encontra-se, por isso, organizada em seis áreas, entre as quais as perturbações neurocognitivas, como a doença de Alzheimer, ou as perturbações aditivas, como o alcoolismo e as drogas, entre outras.

Daniel Sampaio, autor do prefácio, refere-se à obra como sendo "um estímulo ao trabalho em grupo". O reconhecido psiquiatra e professor universitário jubilado destaca os momentos de debate que podem ser proporcionados e a necessária reflexão sobre a Psiquiatria, "um ramo da Medicina cada vez mais importante para todos os médicos e os seus doentes."

Resultado do esforço conjunto de diversos internos de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de São João e de vários hospitais afiliados da FMUP, este projeto contou com a participação de mais de 40 médicos e especialistas.

A par de Lia Fernandes, também Ana Rita Ferreira, Lídia Sousa, Susana Almeida, Pedro Morgado e Aníbal Fonte colaboraram na coordenação científica do livro.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-09-21 às 11:51:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais