Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FMUP
Você está em: Início » Notícias » U.Porto lidera ranking nacional da produção científica em Ciências da Saúde e Biomedicina
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Notícias

U.Porto lidera ranking nacional da produção científica em Ciências da Saúde e Biomedicina

Entre 2015 e 2019, a FMUP publicou mais de 5.700 artigos em revistas indexadas na WoS

Ciência 

A Universidade do Porto ocupa o primeiro lugar do CWTS Leiden Ranking nas áreas das Ciências da Saúde e Biomedicina, a nível nacional; e o 149.º lugar a nível mundial. Os resultados foram conhecidos no final da semana passada.

A análise promovida pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden debruçou-se sobre vários parâmetros, nomeadamente o impacto científico (entendido como os artigos publicados na base WoS), as colaborações (artigos em parceria), o acesso aberto (proporção de artigos de livre acesso) e o género (proporção de autoras).

Embora na generalidade das áreas científicas a Universidade de Lisboa ocupe o primeiro lugar do ranking nacional, é a U.Porto que lidera nas áreas científicas da Saúde e Biomedicina, em todos os parâmetros avaliados.

Dentro do universo da U.Porto, a Faculdade de Medicina constitui um motor de produção científica nas áreas referidas. Entre 2015 e 2019, por exemplo, a FMUP publicou mais de 5.700 artigos em revistas indexadas na WoS, acumulando 41.200 citações em áreas como Medicina Interna, Doenças Cardiovasculares, Doenças Respiratórias, Gastrenterologia, Oncologia, Neurociências, entre outras.

Na base desta performance, está a produção científica de duas conceituadas Unidades de I&D alojadas na FMUP – o CINTESIS e a UnIC –; a proximidade e colaboração científica com o I3S e o ISPUP; e a articulação simbiótica com o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ). Reunidos, todos estes fatores promovem um diálogo dinâmico entre Ciências Básicas e Clínicas, e entre as Ciências de Dados e a Saúde, garantindo à FMUP e à U.Porto um lugar de vanguarda na translação e na investigação clínica, em Portugal.

Em termos gerais, a edição de 2020 do CWTS Leiden Ranking  coloca a U.Porto no 153.º lugar a nível mundial e no 38.º a nível europeu. Na análise por temas, a U.Porto surge ainda, a nível global, na 78.ª posição na área das Ciências da Vida e Biologia; no 201.º lugar nas áreas da Física e Engenharias; na 284.ª posição nas áreas das Ciências Sociais e Humanidades; e no 317.º lugar nas áreas de Matemática e Ciência de Computadores.

Realizado desde o quadriénio 2006-2009 pelo Center for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, o ranking de Leiden analisa o desempenho, qualidade e impacto das publicações científicas, tendo por base os dados científicos da Web of Science da Thomson Reuters. A edição deste ano, focada em dados relativos ao quadriénio 2015-2018, compreendeu a análise de mais de 1.100 universidade de 65 países.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-08-14 às 04:02:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais